CATAR 2022

COPA DO MUNDO: Veja a decisão da FIFA sobre classificação direta da Polônia nas Eliminatórias

Lewandowski pode estar cada vez mais perto de uma vaga na Copa do Mundo

Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa

Publicado em 09/03/2022 às 11:56
Notícia
X

A Fifa oficializou a classificação da Polônia na próxima fase da repescagem nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo do Catar, marcada para novembro e dezembro deste ano. A seleção liderada pelo atacante Robert Lewandowski enfrentaria a Rússia, mas passou automaticamente após o adversário ser excluído da disputa por conta da guerra na Ucrânia.

A formalização da classificação polonesa pela Fifa surge horas após a Federação de Futebol da Rússia (RFU, sigla em russo) entrar com um pedido na Corte Arbitral do Esporte (CAS) para suspender a sanção e reintegrar a seleção à disputa. Apesar do recurso, a entidade máxima do futebol ignorou a apelação e manteve a sua posição.

Com a decisão, a Polônia aguarda o vencedor do confronto entre Suécia e República Checa, em 29 de março, para conhecer o próximo adversário no playoff. Anteriormente, uma eventual disputa entre poloneses, checos e suecos fora prontamente descartada pela Fifa. A Federação Sueca de Futebol criticou a resolução.

"A coisa desportiva mais razoável e justa teria sido a Polônia ter um novo rival nas semifinais. Entendemos que é um novo quebra-cabeça difícil para a Fifa resolver, mas deve ser aplicado o princípio de jogar nas mesmas condições, ou seja, jogar e vencer duas partidas competitivas para chegar à fase final da Copa do Mundo", afirmou Hakan Sjöstrand, presidente da entidade.

O técnico da Suécia, Janne Andersson, afirma que a decisão da Fifa é "completamente inútil do ponto de vista esportivo", embora tenha apoiado a exclusão da Rússia devido à invasão da Ucrânia. "Estamos totalmente focados na preparação para a partida contra a República Checa. Queremos ir para a Copa do Mundo e faremos tudo para estar lá", disse Andersson.

Do outro lado do confronto do leste europeu, a Ucrânia deve ter o seu jogo contra a Escócia na repescagem adiado em virtude do ataque militar russo. A Federação Ucraniana de Futebol solicitou uma nova data para o confronto marcado para o dia 24 de março, em Glasgow. Quem passar enfrentará o vencedor de País de Gales x Áustria, para o duelo que define o classificado ao Mundial do Catar.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor