Copa do Mundo

Sorteio da Copa do Mundo: Fifa define formato e aumenta chances de grupo da morte

Fifa definiu os critérios do sorteio do próximo dia 1° de abril com mudanças que aumentam as chances de grupos mais fortes

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 22/03/2022 às 14:04 | Atualizado em 22/03/2022 às 16:32
Notícia
X

O sorteio da Copa do Mundo 2022, a ser disputada no Catar, está marcado para o próximo dia 1° de abril, em cerimônia realizada em Doha, capital do país-sede. Nesta terça-feira (22), a Fifa divulgou como se dará o sorteio, que apresenta mudanças que aumentam as chances de "grupos da morte".

Devido aos problemas gerados pela pandemia de covid-19 e a guerra entre Rússia e Ucrânia, esta será a primeira vez que o sorteio será realizado sem todas as 32 seleções classificadas. Serão 29 países já confirmados e três a serem decididas na repescagem nos dias 13 e 14 de junho.

Desses três, uma sairá da Europa, da chave envolvendo UcrâniaEscóciaPaís de GalesÁustria e outras duas sairão dos confrontos entre uma seleção da Oceania e uma da América do Norte/Central e outra entre uma da Ásia e outra da América do Sul.

Todas essas três seleções irão para o Pote 4, onde figuram as piores colocadas do Ranking da Fifa, que serve como critério para definição dos potes.

Tal pote (4), tradicionalmente, teria chances menores de contar com uma seleção europeia, mas, visando não inviabilizar o sorteio, uma delas já está confirmada, o que não exclui a chance de uma outra seleção do velho continente figurar no pote.

Em 2018, a Sérvia estava no Pote 4 e caiu no grupo do Brasil com Suíça (Pote 2) e Costa Rica (Pote 3).

Como funciona o sorteio?

A Copa do Mundo de 2022 será a última a contar com 32 seleções. Com essa configuração, os países são divididos em oito grupos de quatro times cada, onde apenas dois avançarão às oitavas-de-final.

A formação dos grupos se dá através de quatro potesPote 1Pote 2Pote 3Pote 4, formado com base no Ranking da Fifa, cada um contando com oito seleções. Os grupos serão formados por uma seleção de cada pote.

No Pote 1 estarão presentes as chamadas cabeças-de-chave, seleções que ocupam o espaço 1 de cada grupo.

Compõem o Pote 1 o Catar, país-sede, que automaticamente figurará no Grupo A e fará o jogo de abertura, e as sete melhores colocadas do ranking da Fifa que conseguirem a classificação. Em segundo lugar, o Brasil já está garantido neste pote.

Os potes 23seguem a mesma lógica sequencial do ranking, com as duas equipes da Repescagem Intercontinental e agora, uma da Europa, figurando no Pote 4.

Bloqueios

Existem bloqueios nos grupos da Copa do Mundo e ele são bem simples de entender, confira:

Não são permitidas seleções do mesmo pote em um mesmo grupo: Por óbvio, uma seleção presente no Pote 1 não poderá enfrentar outra do Pote 1 e, obrigatoriamente, ela enfrentará uma seleção do Pote 2, uma do Pote 3 e outra do Pote 4.

Não são permitidas seleções do mesmo continente em um mesmo grupo (há exceções): A fim de evitar "enfraquecer" um continente e também repetir os confrontos das Eliminatórias, a Fifa proíbe que duas seleções do mesmo continente componham um mesmo grupo.

Mas, há exceções. E elas são as seleções europeias. Com 13 seleções classificadas, o velho continente é o único que permite que suas seleções se enfrentem na fase de grupos, no entanto, apenas duas seleções europeias podem figurar no mesmo grupo, não sendo permitida uma terceira. 

Essa configuração implica em seis grupos com duas seleções europeiasum grupo com apenas uma e um oitavo grupo sem europeus.

outra exceção é curiosa. Caso a Austrália e uma outra seleção da Oceania garanta vaga, elas poderãosim, se enfrentar. Isso por que os australianos são vinculados à AFC (Confederação Asiática de Futebol) e representa, institucionalmente, o continente asiático, quebrando o bloqueio.

Seleções já garantidas

Até o momento, 15 seleções já garantiram vaga, confira:

Ásia: Catar (país-sede), Coreia do Sul e Irã

América do Sul: Brasil e Argentina

Europa: Holanda, Alemanha, Bélgica, França, Inglaterra, Sérvia, Espanha, Suíça, Dinamarca e Croácia

América Central / Norte: Nenhuma classificada até o momento

África: Nenhuma classificada até o momento

Oceania: O campeão das eliminatórias será definido neste mês e terá que disputar a repescagem intercontinental contra um time da América Central / Norte em junho.

Brasil no Grupo da Morte com Alemanha ou Holanda

Sim, esta é uma possibilidade real. O Brasil é o 2° colocado no ranking, o que lhe garante como cabeça-de-chave no Pote 1. O mesmo não acontece com Holanda e Alemanha.

A Laranja Mecânica é a 10ª colocada do ranking e precisaria torcer para que nem Itália (6ª) nem Portugal (8º) consigam a classificação e, ainda teria que ultrapassar a Dinamarca (9ª) no ranking com os dois amistosos que tem pra disputar até o sorteio.

A situação da carrasca do 7 x 1 é ainda mais complicada. Na 11ª colocação, teria que dar um salto ainda maior que os dos holandeses, a quem enfrentam em amistoso no próximo dia 29.

Sendo assim, ambas as seleções europeias figurariam no Pote 2, que contaria com 8 seleções, e poderiam cair no grupo do Brasil, que só tem o impedimento de enfrentar seleções sul-americanas na fase de grupos.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor