CBF

Nova era? CBF elege novo presidente até 2026; confira

Novo mandatário da CBF assume o lugar de Rogério Caboclo

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 23/03/2022 às 13:17 | Atualizado em 23/03/2022 às 14:56
Notícia
X

CBF (Confederação Brasileira de Futebol), elegeu nesta quarta-feira (23) o seu mais novo presidente. Trata-se do baiano Ednaldo Rodrigues, que presidia interinamente desde agosto de 2021, após o afastamento de Rogério Caboclo, acusado de assédio por uma ex-funcionária da CBF.

Ele comandará a entidade máxima do futebol nacional até 23 de março de 2026, em quatro anos de mandato. Ednaldo era o candidato único e recebeu 137 de 141 votos possíveis.

A eleição aconteceu mesmo após o vice-presidente da CBF, Gustavo Feijó, ter um pedido de liminar atendido pela primeira 1ª vara cível de Maceió, que impedia a realização do pleito.

A CBF se negou a atender a liminar e argumentou que não foi notificada e que o juiz que proferiu a decisão não era o competente para tratar da questão. Além disso, a comissão eleitoral ainda afirmou que uma decisão dada pela Justiça do Rio de Janeiro autorizava a eleição.

Quem votou em Ednaldo Rodrigues

Dos 141 votantes, apenas a Federação Alagoana de Futebol, que não compareceu, e a Ponte Preta, com irregularidade na procuração, não votaram. Ednaldo contou com votos de todas as outras 26 federações20 clubes da Série A e outros 19 da Série B.

Em discurso após vencer as eleições, Ednaldo desabafou sobre o processo eleitoral e se disse vítima de racismo e xenofobia.

"Não foi um processo fácil, nove meses de injúrias, infâmias. E hoje a democracia venceu. Passei o tempo todo me defendendo, sobretudo do preconceito. E preconceitos que ainda existem em todos os segmentos da sociedade por ser do Nordeste, por ser baiano, por ser do interior, de Vitória da Conquista e preconceito por ser negro. Essa é a grande realidade, a grande resposta", afirmou.

Relação com Rogério Caboclo e nova gestão

Ednaldo Rodrigues era um dos oito vice-presidentes da gestão de Rogério Caboclo, afastado em 2021 após acusações de assédio feitas por uma ex-funcionária da CBF. Ele também foi presidente da Federação Baiana de Futebol.

Além de Ednaldo, foram definidos os novo quatro vice-presidentes da CBF.

São eles Rubens Lopes (presidente da Federação do Rio de Janeiro), Reinaldo Carneiro Bastos (presidente da Federação Paulista), Hélio Cury (presidente da Federação do Paraná) e Roberto Góes (presidente da Federação do Amapá).

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor