Copa do Mundo 2022

Copa do Mundo 2022: Quais seleções estão classificadas? Veja a lista completa

Confira todas as seleções que garantiram vaga na Copa do Mundo 2022

Imagem do autor
Cadastrado por

Thiago Wagner

Publicado em 29/03/2022 às 16:29 | Atualizado em 31/03/2022 às 9:36
X

Atualizada no dia 31 de março, às 9h36

A Copa do Mundo de 2022 vai aos poucos conhecendo todos os seus classificados para a disputa Catar. Além dos país-sede, que tem vaga garantida, seleções como Brasil, Alemanha, Argentina, França, Inglaterra e Espanha já conseguiram a classificação através das Eliminatórias.

Todos esses países se juntam ao Catar a partir de novembro, mês em que começa a competição mais aguardada do futebol mundial.

Lembrando que o sorteio da Copa do Mundo será já nesta sexta-feira (1), no Catar. Todos os classificados irão conhecer seus adversários neste dia. Confira abaixo um pouco da explicação de como funciona o sorteio.

Além de sul-americanos e europeus, os asiáticos também definiram a vida, com a classificação de Coreia do Sul, Irã, Japão e Arábia Saudita para o Mundial.

Na América do Sul, Equador e Uruguai se juntaram recentemente a Brasil e Argentina como equipes que irão jogar o Mundial.

Já na América do Norte e na África, times como Canadá e Gana foram os primeiros a se classificarem. Mas outras seleções ainda podem carimbar a vaga até o dia do sorteio, como Portugal de Cristiano Ronaldo.

Veja a lista de países classificados para a Copa do Mundo de 2022

Catar - país-sede

América do Sul

Brasil

Argentina

Equador

Uruguai

Europa

Alemanha

Dinamarca

França

Bélgica

Croácia

Sérvia

Espanha

Inglaterra

Suíça

Holanda

Portugal

Polônia

Ásia

Irã

Coreia do Sul

Japão

Arábia Saudita

América do Norte

Canadá

México

Estados Unidos

África

Gana

Senegal

Tunísia

Marrocos

Camarões

Quando começa a Copa do Mundo 2022?

A Copa do Mundo de 2022 começa em 21 de novembro e vai até 18 de dezembro. A data se deve ao forte calor, que ultrapassa os 40°, feito no Catar durante o verão em junho e julho. Portanto, a Fifa optou por realizar a competição no fim do ano, no inverno catare.

Esta será a última Copa com 32 seleções. A partir de 2026, a competição contará com 48 participantes. No Catar, a fórmula já conhecida pelo torcedor e estabelecida desde 1998 é a que funciona: Oito grupos de quatro seleções, avançam duas por grupo, oitavas, quartas, semi, disputa de terceiro lugar e final.

Sorteio da Copa do Mundo

Todos os classificados estarão no sorteio da Copa do Mundo, realizado no dia 1º de abril, no Catar.

Como funciona o sorteio da Copa do Mundo?

A Copa do Mundo de 2022 será a última a contar com 32 seleções. Com essa configuração, os países são divididos em oito grupos de quatro times cada, onde apenas dois avançarão às oitavas-de-final.

A formação dos grupos se dá através de quatro potes, Pote 1, Pote 2, Pote 3 e Pote 4, formado com base no Ranking da Fifa, cada um contando com oito seleções. Os grupos serão formados por uma seleção de cada pote.

No Pote 1 estarão presentes as chamadas cabeças-de-chave, seleções que ocupam o espaço 1 de cada grupo.

Compõem o Pote 1 o Catar, país-sede, que automaticamente figurará no Grupo A e fará o jogo de abertura, e as sete melhores colocadas do ranking da Fifa que conseguirem a classificação. Em segundo lugar, o Brasil já está garantido neste pote.

Os potes 2, 3 e 4 seguem a mesma lógica sequencial do ranking, com as duas equipes da Repescagem Intercontinental figurando no Pote 4.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor