Brasil supera Bélgica e volta à liderança do Ranking da Fifa: Veja o que isso muda no sorteio da Copa do Mundo
Sorteio acontece nesta sexta-feira (1), às 13h, horário de Brasília
O Brasil está de volta à liderança do Ranking da Fifa. Em sua última atualização antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2022, a entidade máxima do futebol divulgou a classificação das seleções mundiais que definirá os potes do sorteio e a Seleção Brasileira está de volta ao topo.
A cerimônia que define o grupos acontece nesta sexta-feira, 1° de abril, às 13h, horário de Brasília, em Doha, no Catar, país-sede da competição.
Confira o TOP 10 e seus respectivos potes
1° Brasil – Pote 1
2° Bélgica – Pote 1
3° França – Pote 1
4° Argentina – Pote 1
5° Inglaterra – Pote 1
6° Itália – Fora da Copa
7° Espanha – Pote 1
8° Portugal – Pote 1
9° México – Pote 2
10° Holanda – Pote 2
O que muda no sorteio com o Brasil em 1°?
Embora seja um feito que encha o moral dos jogadores e do torcedor Brasileiro, a presença do Brasil no topo do ranking da Fifa não muda em nada o sorteio da Copa do Mundo. As sete melhores seleções do ranking se juntam ao Catar, país-sede, como cabeças-de-chave do grupo e figuram no Pote 1.
No entanto, não há distinção entre as posições no Ranking. Ser melhor colocado não garante um adversário pior colocado. A única vaga pré-estabelecida é a do Catar, que como donos da casa, caem automaticamente no Grupo A e fazem o jogo de abertura.
- SIMULADOR GRUPOS COPA DO MUNDO: Simule o sorteio da Copa do Catar; Seleção Brasileira pode enfrentar Alemanha ou Holanda
- SORTEIO DA COPA DO MUNDO: Onde assistir ao vivo e o horário da definição do grupo da Seleção Brasileira no Catar
- SORTEIO DA COPA DO MUNDO: Veja as chances da Seleção Brasileira cair no grupo mais difícil do Mundial
Como funciona o sorteio da Copa do Mundo?
Os potes já estão definidos e eles obedecem ao Ranking da Fifa. No Pote 1 figuram os 7 melhores classificados no ranking mais o Catar, país-sede, que tem presença garantida no Grupo A para realizar o jogo de abertura.
Os Potes 2, 3 e 4 são definidos também com base no ranking. A exceção fica por conta das seleções da repescagem intercontinental. Independentemente das suas colocações no ranking, os classificados via repescagem, incluindo o último europeu, figurarão no Pote 4.
A formação dos grupos se dá com a presença de uma seleção de cada pote. São 8 grupos de 4 seleções cada.
Qual a última vez que o Brasil liderou o Ranking da Fifa?
A última vez que o Brasil liderou o Ranking da Fifa foi em abril de 2017, há 5 anos atrás. Neste período, a ponta ficou sob a batuta da Bélgica, carrasca da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Rússia em 2018.