Copa do Mundo

Adeus, Hexa? Seleção Brasileira na liderança do Ranking da Fifa pode ser um mau sinal; entenda

Seleção Brasileira superou a Bélgica e assumiu a ponta antes do sorteio dos grupos da Copa

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 31/03/2022 às 13:16
Notícia
X

Brasil está de volta à liderança do Ranking da Fifa. Em sua última atualização antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2022, a Seleção Brasileira superou a Bélgica e voltou à ponta depois de 5 anos.

Entre as 7 melhores seleções classificadas no ranking, o Brasil está garantido no Pote 1 e será cabeça-de-chave no sorteio se juntando ao Catar, como país-sede e Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal.

A cerimônia que define o grupos acontece nesta sexta-feira, 1° de abril, às 13h, horário de Brasília, em Doha, capital catare.

Ser líder do Ranking da Fifa dá azar?

Bom, embora esse seja um fator pouquíssimo relevante, sabemos que o torcedor adora uma superstição. Bom, o brasileiro, neste caso, não vai ficar feliz com o retrospecto dos líderes do Ranking da Fifa nas Copas do Mundo.

Isso por que nuncanenhum líder do Ranking da Fifa no pré-Copa conseguiu ser campeão da Copa do Mundo. Criado em 1993, o ranking passou por mudanças desde então, mas nenhuma delas apresentou o líder, suposto favorito, como campeão.

Copa 1994

Vencida pelo Brasil, então terceiro lugar no ranking e que encerrou um jejum de 24 anos e se tornou Tetracampeã, a Copa de 1994, disputada nos Estados Unidos, teve a Alemanha como líder do Ranking da Fifa antes da primeira partida.

Campeões em 1990, os alemães caíram nas quartas-de-final para a surpreendente Bulgária, que cairia na semifinal para a Itália, que por sua vez, seria vice da Seleção Brasileira.

Copa 1998

Em 1998, a vítima do ranking foi a própria Seleção Brasileira. Campeão em 1994 e com Ronaldo Fenômeno sendo eleito o melhor do mundo em 1997, o Brasil chegou com muito favoritismo para o mundial realizado na França.

Horas antes da final, o camisa 9 da equipe então comandada por Zagallo acabou sofrendo uma convulsão, o que mexeu como psicológico de todo o elenco. Resultado? França 3 x 0 Brasil, o segundo vice da história da amarelinha em Copas e o primeiro título dos franceses.

Os franceses eram o 18º no ranking, até hoje a campeã pior ranqueada.

Copa 2002

Se o Brasil sofreu em 1998, a França não teve a menor chance em 2002. Campeã da última Copa, os franceses caíram na fase de grupos e deram início à maldição do campeão que acometeu todos os europeus desde então.

O grupo da França, que mesmo Zidane, Henry e outros craques, não marcou nenhum gol na Copa, contava com Dinamarca e Senegal, que se classificaram, além do Uruguai, que também caiu na fase de grupos.

O campeão acabou sendo o Brasil, que conquistou o Penta.

Copa 2006

Em 2006, mais uma vez o último campeão chegou na ponta do ranking e, mais uma vez, ele era o Brasil. E, seguindo o histórico, o líder do Ranking da Fifa não foi campeão. 

Tal como em 1998, a carrasca brasileira foi a França, que venceu por 1 x 0, gol de Henry, nas quartas-de-final. A campeã acabou sendo a Itália.

Copa 2010

Em 2010, pela primeira vez, a atual campeã não aparecia na ponta do ranking. Ao invés disso, mais uma vez o Brasil apareceu na liderança. 

Mesmo com uma grande série invicta com Dunga e campeã da Copa das Confederações em 2009, o Brasil chegou cercado de desconfiança por parte do torcedor e da imprensa.

A queda viria nas quartas-de-final para a Holanda de Robben e Sneijder, que venceu por 2 x 1. A Laraja Mecânica chegaria na final, mas seria vice pela terceira vez em sua história após perder para a Espanha, que conquistou seu primeiro e até então único título.

Copa 2014

Voltando à "tradição", a líder do Ranking da Fifa antes da Copa de 2014 foi a última campeã.

Mas, esses adjetivos não deram sorte à Espanha. A Fúria caiu na fase de grupos após levar um goleada de 5 x 1 da Holanda na Fonte Nova e perder por 2 x 0 para o Chile no Maracanã. Já eliminados, os espanhóis venceram a Austrália, na última rodada.

A campeã foi a Alemanha.

Copa 2018

Em 2018, mais uma vez a atual campeã foi a líder do ranking e, mais uma vez, caiu na primeira fase.

Contrariando todas as expectativas, os alemães caíram no grupo que contavam com MéxicoSuécia, que avançaram para as oitavas, e Coreia do Sul, que também caiu na fase de grupos.

A campeã foi a França, então 7ª colocada.

Confira o TOP 10 e seus respectivos potes

1° Brasil – Pote 1
2° Bélgica – Pote 1
3° França – Pote 1
4° Argentina – Pote 1
5° Inglaterra – Pote 1
6° Itália – Fora da Copa
7° Espanha – Pote 1
8° Portugal – Pote 1
9° México – Pote 2
10° Holanda – Pote 2

O que muda no sorteio com o Brasil em 1°?

Embora seja um feito que encha o moral dos jogadores e do torcedor Brasileiro, a presença do Brasil no topo do ranking da Fifa não muda em nada o sorteio da Copa do Mundo. As sete melhores seleções do ranking se juntam ao Catar, país-sede, como cabeças-de-chave do grupo e figuram no Pote 1.

No entanto, não há distinção entre as posições no Ranking. Ser melhor colocado não garante um adversário pior colocado. A única vaga pré-estabelecida é a do Catar, que como donos da casa, caem automaticamente no Grupo A e fazem o jogo de abertura.

 

Bélgica – Pote 1
3° França – Pote 1
4° Argentina – Pote 1
5° Inglaterra – Pote 1
6° Itália – Fora da Copa
7° Espanha – Pote 1
8° Portugal –
Bélgica – Pote 1
3° França – Pote 1
4° Argentina – Pote 1
5° Inglaterra – Pote 1
6° Itália – Fora da Copa
7° Espanha – Pote 1
8° Portugal –

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor