UEFA

Entenda as mudanças da Champions League e saiba quando entra em vigor

UEFA aprovou novas mudanças no formato da Champions League

Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa

Publicado em 10/05/2022 às 14:24 | Atualizado em 10/05/2022 às 14:37
Notícia
X

Nesta terça-feira (10), foram aprovadas as mudanças da Champions League que entrarão em vigor na temporada 2024/2025. O primeiro grande impacto é a ampliação de participantes: de 32 para 36 equipes.

Com isso, cada time irá jogar oito partidas - quatro em casa e quatro fora - na fase inicial da competição. A proposta inicial previa 10 partidas jogadas por equipe, mas acabou sofrendo essa alteração.

Formato tradicional da Champions League, no qual as equipes são divididas em oito grupos - com quatro times em casa -, será extinto. A UEFA irá aderir ao chamado "modelo suiço" (saiba o que é no final da matéria), formato de liga única.

Os oito melhores da primeira fase se classificam diretamente para o mata-mata. As equipes que terminarem entre a e 24ª posições disputarão play-offs - de ida e volta - valendo vaga nas oitavas, junto aos que garantiram vaga direta.

A partir do mata-mata, o formato seguirá ao tradicional, com confrontos de ida e volta e Final com jogo único e sede neutra.

"Estamos convencidos de que o formato escolhido atinge o equilíbrio certo e que melhorará o equilíbrio competitivo e gerará receitas sólidas que podem ser distribuídas aos clubes, ligas e ao futebol de base em todo o nosso continente, aumentando o apelo e a popularidade das nossas competições de clubes", afirmou o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin.

"A classificação permanecerá puramente baseada no desempenho esportivo e o sonho de participar permanecerá para todos os clubes", completou Ceferin.

Distribuição das novas vagas

Com a ampliação de mais quatro vagas na Champions League, a UEFA definiu como elas serão distribuídas. O coeficiente de clubes não será usado para esta divisão. Entenda abaixo:

Uma das vagas irá para o terceiro colocado na liga europeia que esteja na quinta posição do ranking da UEFA. Se fosse este ano, seria o Campeonato Francês, que tem apenas duas vagas diretas para a competição.

 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 

A post shared by UEFA Champions League (@championsleague)

A segunda vaga iria para um campeão nacional do "Caminho dos Campeões", fase de playoffs que envolve clubes de ligas sem o coeficiente necessário para ter vaga direta na UCL. A fase atualmente classifica quatro equipes e passaria a classificar cinco.

As duas últimas vagas contemplariam o desempenho no ano anterior. As federações cujo clubes tenham a melhor média de pontos por jogos na edição anterior conquistariam a terceira e a quarta vaga (uma para cada federação). Atualmente, a Inglaterra e a Holanda seriam as contempladas.

Mudanças também atinge Europa League e Conference League

A Europa League passará a teroito jogos iniciais, enquanto que a Conference League terá seis partidas na fase de liga. Ambas também incluirão 36 equipes nesta fase.

Como funciona o "modelo suíço"?

O modelo suíço é um sistema não eliminatório e com núméro definido de rodadas. No caso da Champions League, oito partidas. Outra característica é que as equipes enfrentam outras de pontuação ou ranking similar.

Dessa forma, os melhores clubes se enfrentariam mais vezes entre si na fase inicial da competição. Também não haverá divisão dos times em grupos e a classificação direta se dá entre os oito melhores entre todos os participantes.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor