Perito analisa leitura labial do jogador do Corinthians em caso de racismo
Perito analisou fala de Rafael Ramos em jogo contra o Internacional
O confronto entre Corinthians e Internacional, no último sábado (14), acabou sendo marcado por uma acusação de injúria racial cometida pelo atleta Rafael Ramos - do Timão - contra Edenilson - do Inter -.
Na última segunda-feira (16), o perito Roberto Meza Niella, especialista em leitura labial, deu entrevista à Rádio Gaúcha, analisou e "julgou" o caso.
As imagens foram assistidas pelo perito, que afirmou ser possível identificar "de forma tênue" que a palavra dita por Rafael Ramos ao atleta Edenilson é "macaco".
"Eles estão de frente para a câmera e é possível ler o posicionamento dos lábios do Ramos. Podemos identificar de forma tênue a frase que todo mundo está dizendo, que é a palavra 'macaco'. E vem na sequência um palavrão que não fica muito claro na definição dos lábios dele", ressaltou Niella à Rádio Gaúcha.
- RAFAEL RAMOS CORINTHIANS: jogador revela detalhe sobre acusação de racismo feita por Edenílson
- RACISMO CORINTHIANS: Rafael Ramos revela o que disse para Edenilson; veja as últimas notícias do Inter
- Rafael Ramos é preso após denúncia de injúria racial de Edenilson, do Internacional; Corinthians paga fiança
Após a repercussão da denúncia, que acarretou numa prisão preventiva do atleta do Corinthians, Rafael Ramos se defendeu contando uma versão diferente do caso. O jogador português contou que teria falado "mano, caral**", mas acabou sendo contrariado pelo perito.
"No posicionamento dos lábios é completamente diferente. Não existe nenhuma possibilidade dele ter falado a palavra 'mano'. Nos lábios dele são bem claros nos fonemas quando fala a palavra 'macaco'. Essas variações linguísticas algumas vezes dificultam um pouco. Trata-se do português de Portugal e isso é avaliado nesse tipo de análise. Nesse caso, porém, não dificultou na análise", reforçou Roberto Niella.