Finalíssima

Por que Itália e Argentina vão jogar? Vale título? O que é Finalíssima? Brasil já foi campeão? Veja tudo sobre o jogo desta quarta-feira (1)

Atuais campeãs da Euro e da Copa América se enfrentam em Wembley

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 01/06/2022 às 10:54
Notícia
X

Nesta quarta-feira (1), às 15h45, horário de Brasília, ItáliaArgentina se enfrentam pela Finalíssima, partida fruto de uma parceria entre Uefa Conmebol que colocará as atuais campeãs da Euro e da Copa América frente a frente em partida única a ser realizada em Wembley, Londres, Inglaterra.

A partida pode representar o segundo título da Messi pela seleção. O camisa 30 do PSG nunca havia ganho um título profissional até a Copa América 2021, quando venceu o Brasil, por 1 x 0, na final em pleno Maracanã.

Já teve finalíssima antes?

Esta será a terceira edição do torneio que nada mais é que uma espécie de Supercopa de Seleções e que já aconteceu sob o nome de Troféu Artemio Franchi e teve a França campeã em 1985, após bater o Uruguai, e a própria Argentina, em 1993, ao bater a Dinamarca.

>> 10 filmes e séries sobre futebol que você precisa assistir

Tem troféu e ele é lindo

Para premiar o vencedor, Uefa Conmebol produziram um belíssimo troféu prateado que lembra muito o entregue na Supercopa da Uefa, mas que conta com duas pessoas se unindo ao seu redor, numa clara alusão à parceria entre as confederações.

A taça ainda trás, em sua base, os nomes das últimas campeãs e seus respectivos anos, além de um espaço vazio para o campeão de 2022.

Onde assistir

A partida terá transmissão ao vivo da ESPN, na tv fechada, e do serviço de streaming Star+.

Seleção Brasileira já jogou?

Não, embora reine soberana na Copa do Mundo com cinco títulos, a Seleção Brasileira nunca disputou uma Finalíssima, mas esteve muito perto de disputá-la nas duas ocasiões em que foi realizada, sendo vice-campeã das duas edições de Copa América que levaram à competição.

Em 1983, última edição sem um país-sede fixo, o Brasil perdeu a final para o Uruguai após derrota por 2 x 0 no Centenário, em Montevidéu, e empate em 1 x 1 na Fonte Nove em Salvador.

Já em 1991, na edição disputada no Chile, o Brasil foi vice após ficar atrás da Argentina no quadrangular final.

No confronto entre brasileiros e argentinos, os hermanos venceram por 3 x 2, que os deixou um ponto à frente da Seleção Brasileira e com o título.

Todos os campeões e finais

FINALÍSSIMA 1985

Campeã: França

Participantes: França (campeã da Euro 1984) e Uruguai (campeão Copa América 1983)

Final: França 2 x 0 Uruguai 

FINALÍSSIMA 1993

Campeã: Argentina

Participantes: Argentina (campeã da Copa América 1991) e Dinamarca (campeã da Euro 1992)

Final: Argentina 1 (5) x (4) 1 Dinamarca; após pênaltis 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor