Fórmula 1

FÓRMULA 1: Pai de Verstappen se irrita com a Red Bull por estratégia na vitória de Sergio Pérez em Mônaco

Pai do atual campeão mundial entende que filho foi prejudicado pela estratégia

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 01/06/2022 às 12:54
Notícia
X

Fórmula 1 é um esporte complicado, de muitos egos e disputas, muitas vezes não apenas entre os adversários de outras equipes, mas, sobretudo, com seu próprio companheiro de time.

E, se não bastasse a gana individual de cada um em vencer, os pilotos ainda precisam lidar com declarações de seus familiares, agentes e pessoas próximas que podem vir a esquentar ainda mais a disputa.

Foi o caso de Max Verstappen, atual campeão mundial e líder do Campeonato de Pilotos em 2022, que viu seu pai, Jos Verstappen, ex-piloto da F1, criticar a Red Bull pela estratégia utilizada no GP de Mônaco, que terminou com vitória de Sergio Pérez, companheiro de Max.

"Tática totalmente a favor de Checo (Pérez)"

Segundo o pai de Verstappen, a estratégia da Red Bull foi construída para favorecer Sergio Pérez ao invés do seu filho, que lidera o campeonato mundial e, em tese, precisaria mais dos pontos do que o mexicano.

Acontece que não houve possibilidade de armar uma estratégia nesse sentido sem que houvesse o grande risco de ambas as Red Bull serem ultrapassadas pelas Ferrari, o que prejudicaria não só Verstappen no campeonato de pilotos como a própria equipe na disputa de construtores.

Aliás, a ultrapassagem de Verstappen sobre Leclerc só foi possível graças a um erro da Ferrari na troca de pneus do monegasco em parada dupla com Sainz. Caso a Red Bull tentasse inverter as posições antes da sua própria troca, o tempo perdido poderia ser crucial para a corrida.

Lembrando que Mônaco é uma pista praticamente sem pontos de ultrapassagens e que a definição se dá basicamente no treino de classificação e nas paradas nos boxes.

Max Verstappen concorda com o pai?

Aparentemente não. No rádio após a corrida, Verstappen se mostrou bastante conformado com o resultado e até satisfeito por ter terminado à frente de Leclerc e aumentado a vantagem na liderança do campeonato.

"Foi um bom resultado, pessoal. Muito bom, quero dizer. Depois da classificação, esse resultado foi bom e a estratégia muito bem executada. Parabéns ao Checo (Pérez), foi um excelente resultado para a equipe.", falou o holandês, que também se mostrou feliz no pódio e pós-corrida.

Verstappen segue liderando o campeonato de pilotos com 125 pontos e aumentou de 6 para 9 pontos a sua vantagem para Leclerc, que soma 116Pérez é o terceiro com 110 e entra na briga pelo título mundial após o resultado em Mônaco.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor