COPA DO MUNDO 2022

Equador ou Chile? FIFA define quem vai para a Copa do Mundo após "Caso Byron Castillo"

A FIFA emitiu nota sobre o caso

Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa

Publicado em 10/06/2022 às 13:00
Notícia
X

O caso que envolve a falsificação de documentos do atleta Byron Castillo - da seleção do Equador - pode ter ganho o capítulo final. Isso porque a Fifa deu o processo como "encerrado" após um mês de investigação.

"Após analisar as alegações de todas as partes interessadas e considerar todos os elementos apresentados, o Comitê Disciplinar da FIFA decidiu encerrar o processo instaurado contra a FEF (Federação Equatoriana de Futebol)", emitiu a entidade em comunicado.

A Federação Chilena havia denunciado à Fifa o que seria uma irregualridade na escalação do atleta Byron Castillo nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo.

Caso a denúncia se concretizasse, o Equador perderia em torno de 14 pontos, das oito partidas que o atleta denunciado esteve em campo. O próximo passo do Chile seria a transferência desses pontos, colocando a La Roja no Mundial do Catar.

Ainda segundo a Fifa, a decisão - já comunicada às federações dos respectivos países - está sujeita a recurso perante o Comitê de Apelação da FIFA.

Confira a nota da FIFA na íntegra

"O Comitê Disciplinar da FIFA emitiu sua decisão em relação à potencial inelegibilidade do jogador Byron David Castillo Segura em relação à sua participação em oito partidas de qualificação da seleção nacional da Federação Equatoriana de Futebol (FEF) na competição preliminar do Mundial da FIFA Copa Catar 2022™.

Após analisar as alegações de todas as partes interessadas e considerar todos os elementos apresentados, o Comitê Disciplinar da FIFA decidiu encerrar o processo instaurado contra a FEF.

As conclusões do Comitê Disciplinar foram notificadas hoje às partes interessadas. De acordo com as disposições pertinentes do Código Disciplinar da FIFA, as partes têm dez dias para solicitar uma decisão fundamentada, que, se solicitada, seria posteriormente publicada em legal.fifa.com. A presente decisão continua sujeita a recurso perante o Comitê de Apelação da FIFA."

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor