Blog do Torcedor - Tudo de Brasileirão, futebol internacional, Fórmula 1, NBA, NFL e todos os esportes
Torcedor

Notícias do Brasileirão; de Náutico, Santa Cruz e Sport; e futebol internacional. Fórmula 1, NBA, NFL e todos os esportes com análise, interatividade e opinião

Nelson Piquet

Quem é Nelson Piquet? Relembre história, títulos e opinião política do brasileiro, que usou termo racista contra Lewis Hamilton

Nelson Piquet é um dos maiores campeões da Fórmula 1

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 28/06/2022 às 10:17 | Atualizado em 28/06/2022 às 12:49
AFP
Lewis Hamilton foi alvo de falas racistas proferidas por Nelson Piquet - FOTO: AFP
Leitura:

Alvo de críticas por uso de termo racista contra Lewis Hamilton, Nelson Piquet não é conhecido apenas pelas polêmicas declarações, como a que vem contra o piloto inglês. Ele também é considerado um dos maiores pilotos de todos os tempos da Fórmula 1. Confira abaixo algumas curiosidades sobre Nelson Piquet.

Veja vídeo da polêmica de Piquet com Hamilton

Quantos títulos Nelson Piquet tem na Fórmula 1?

Ao todo, Nelson Piquet tem três títulos da Fórmula 1: 1981, 1983 e 1987. Ele foi um dos maiores pilotos da Era de Ouro da Fórmula 1, tendo conquistado títulos e vitórias em uma época que corriam nomes como Ayrton Senna, Niki Lauda, Keke Rosberg e Alain Prost, por exemplo. 

Nelson Piquet tem 23 vitórias na Fórmula 1, 60 pódios e 24 pole positions. Ele correu por Ensign, McLaren, Brabham, Williams, Lotus e Benetton. A primeira vitória foi no GP da Alemanha, em 1978. 

Vida pessoal de Nelson Piquet

Nelson Piquet nasceu no Rio de Janeiro, em 1952. Ele tem 69 anos. Ele é filho do médico pernambucano Estácio Gonçalves, ex-ministro da saúde, com a dona de casa, e também pernambucana, Clotilde Piquet. Ele tem sete filhos: Geraldo Piquet, Kelly Piquet, Julia Piquet, Nelson Piquet Jr., Marco Piquet, Laszlo e Pedro Piquet.

Qual o time de Nelson Piquet?

Nelson Piquet é declaradamente tocedor do Vasco da Gama.

Polêmicas de Piquet

Nelson Piquet sempre foi considerado um piloto polêmico na Fórmula 1. De personalidade forte, colecionou desavenças com companheiros de equipe. Um dos que mais brigou com ele foi Nigel Mansell, com quem disputou o título mundial de 1987. A disputa intensa gerou muitas brigas e a mudança de Piquet para a Lotus no ano seguinte.

Opinião política de Piquet e motorista de Bolsonaro

Outra facete de Nelson Piquet também diz respeito à opinião política dele. Piquet sempre se declarou como um eleitor de direita e nos últimos anos demonstrou forte apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Tanto que foi motorista dele no polêmico ato de 7 de setembro do ano passado, quando Bolsonaro comandou atos considerados antidemocráticos. Piquet dirigiu um Rolls-Royce. 

Também é fácil de se achar vídeos em que Piquet aparece ao lado dos filhos do presidente, principalmente Eduardo Bolsonaro, que é deputado federal.

Relação de Piquet com Senna

Outro alvo de polêmica de Piquet foi o também brasileiro Ayrton Senna. Os dois foram grandes rivais na década de 80 e 90. Os dois declaradamente não se batiam e chegaram a trocar farpas em vários momentos nos bastidores da Fórmula 1. Tanto Senna como Piquet reclamavam da imprensa na época, afirmando que um era preferido ao outro.

Morte de Ayrton Senna e críticas a Prost

Piquet não foi para o funeral de Senna, em 1994. Ao se explicar, Piquet justificou a ausência e atacou Prost, classificando-o de demagogo.

“A morte do Senna foi uma perda muito grande, isso foi reconhecido pelos brasileiros. Mas vi muita política. Eu não fui porque não suporto funeral e não posso hoje ter a cara, na minha personalidade, de fazer como o Prost fez. Ele brigou com o Senna até o último dia na Fórmula 1 e depois foi no enterro. É a maior demagogia. Não me achei no direito de ir ao enterro. Nunca fui amigo, vou ao enterro para aparecer?”

Comentários

Últimas notícias