Santa Cruz

CBF tem cinco dias para se manifestar sobre pedido do Santa Cruz de vaga na Série D

Santa Cruz entrou no STJD para tentar vaga na Série D deste ano

Imagem do autor
Cadastrado por

Adige Silva

Publicado em 28/03/2024 às 21:47 | Atualizado em 28/03/2024 às 21:50
Notícia
X

Por meio de nota, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) se manifestou sobre o pedido do Santa Cruz de jogar a Série D 2024. O presidente do tribunal, José Perdiz de Jesus, recebeu a questão e determinou a abertura de vista para manifestação da Confederação Brasileira de Futebol. O prazo é de cinco dias.

Após esse prazo, o STJD irá se manifestar definitivamente sobre o assunto, podendo decidir a favor ou contra o Santa Cruz.

O Tricolor ingressou no STJD com Medida Inominada solicitando a vaga do Democrata de Sete Lagoas na Série D do Campeonato Brasileiro 2024. Na Medida, o Santa Cruz pede ainda em liminar que a competição não inicie até o julgamento do pedido do Santa Cruz pela corte máxima do futebol nacional. A data de início era 28 de abril.

O argumento coral é que a vaga data ao Democrata seria invalida já que o clube foi rebaixado no Campeonato Mineiro. O Democrata herdou a vaga após série de desistências de outros clubes. 

Assim, o Santa Cruz acredita que essa vaga lhe pertence já que é o clube melhor ranqueado entre todos os que não possuem série no ranking da CBF. O ponto é que o Tricolor quer a aplicação do artigo 103, § 4º do Regulamento Geral de Competições de 2023, publicado pela própria CBF, que diz o seguinte:

“§ 4º - Nas Competições realizadas e coordenadas pela CBF para as quais a classificação dos clubes decorra de colocação destes em competições estaduais organizadas pelas Federações filiadas, inclusive torneios seletivos, caso algum clube desista ou não confirme sua participação".

Lembrando que a equipe coral não conseguiu a vaga na Série D deste ano porque não obteve a classificação necessária no Pernambucano do ano passado. Retrô e Petrolina vão disputar a competição e já confirmaram presença. Para 2025, o Santa Cruz garantiu a vaga via Estadual.

O clube mineiro, por sinal, poderá se manifestar sobre o caso já que é citado.

CBF deixou Santa Cruz de fora

A CBF, contudo, já informou, por meio de arbitral técnico, que as vagas da Série D pertencem aos estados e não são delimitadas através do ranking de clubes. Pela CBF, se um time desistir, como ocorreu em Minas, a vaga vai seguindo a ordem estadual.

Caso ainda assim não haja um clube nesse estado, a vaga vai para um estado que está na mesma chave do clube desistente. No caso de Minas, há os clubes de São Paulo que podem herdar essa vaga.

Caso obtenha a vaga, o Santa Cruz vai ter que correr contra o tempo já que não tem técnico nem elenco para a competição. Itamar Schülle, por exemplo, fechou com o Retrô, que também disputa a Série D.

Tags

Autor