Fórmula 1

FÓRMULA 1: Veja por que o GP da Espanha é a corrida mais importante da temporada

Leclerc fez a pole e dividirá a primeira fila com Verstappen, Mercedes entrou na briga com Hamilton e Russell

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 21/05/2022 às 16:39
Notícia
X

GP da Espanha é, sem dúvidas, o mais importante da temporada 2022 da Fórmula 1 até aqui. Uma série de fatores tornam a corrida em Barcelona, neste domingo (22), às 10h da manhã, crucial para as disputas pelos títulos de piloto e construtores e por melhores posições na parte intermediária do grid.

No treino deste sábado (22, Charles Leclerc, da Ferrari, cravou a sua quarta Pole Position em seis provas na temporada e terá a melhor das condições para proteger a liderança do Campeonato de Pilotos contra Max Verstappen, da Red Bull, que largará em segundo.

O monegasco soma 104 pontos contra 85 do holandês e, pela primeira vez em 2022, poderá perder a ponta na tabela. Tal fator já dão ingredientes suficientes para garantir emoção e importância para esta que será a sexta etapa da temporada, mas, algumas novidades esquentam o clima, confira:

Atualizações da Mercedes deram resultado

Fórmula 1 é uma categoria de constante evolução. Nenhuma corrida é igual a outra, tanto pilotos, quanto equipes alteram estratégias, se adaptam a traçados e, claro, trazem novidades nas configurações dos carros.

Com tetos orçamentários e limitações do regulamento, as equipes tem pouca margem de erro e errar na tentativa de corrigir outros equívocos é, sem dúvidas, fatal. Para o GP da Espanha, várias equipes trouxeram novidades, com maior destaque para Aston Martin Mercedes.

A grande mudança deste fim de semana está sendo protagonizada pela Mercedes. Atual octacampeã de construtores, um recorde histórico, a equipe alemã é a terceira colocada na tabela (95 pontos) em 2022, mas está muito distante de Ferrari (157) Red Bull (151), não tendo ganho nenhuma corrida até aqui.

Tal desempenho, mesmo com o heptacampeão Lewis Hamilton e o prodígio George Russell nos assentos de piloto, se justificou, até aqui, por problemas aerodinâmicos que geram um fenômeno chamado porpoising, que faz a suspensão quicar em alta velocidade, tirando velocidade do carro.

No Treino de Classificação deste sábado, a Mercedes não chegou a conseguir melhorar, de fato, sua posição final no grid de largada, mas andou muito próximo das rivais e lutou até a última volta pela Pole Position. Russell será o  e Hamilton.

Se repetir tal desempenho na corrida, poderá brigar por pódio e, quem sabe, vitória. Seguindo este ritmo até o fim da temporada, poderemos ter a maior disputa por título, em número de pilotos e equipes, da história da Fórmula 1.

Corrida de casa de Carlos Sainz

Tendo terminado à frente de Leclerc na sua temporada de estreia pela Ferrari, Carlos Sainz vive seu melhor ano em desempenho, mas sofreu com seguidos problemas e abandonos na Austrália e na Emilia-Romagna.

Tal retrospecto recente, acompanhado de grandes resultados de Leclerc e Verstappen, o afastaram da briga pelo título e aumentaram a pressão sobre os ombros do espanhol, que precisa reagir imediatamente se quiser ser campeão mundial em 2022 e não se resumir a auxiliar Leclerc em tal objetivo.

Oportunidade melhor para esta não poderia existir que não o GP em casa, onde sempre pontuou, mas nunca conseguiu um pódio, embora esta seja apenas a primeira vez que pilote um carro verdadeiramente competitivo na etapa. Largando em , Sainz promete vir com tudo neste domingo (22).

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor