Nelson Piquet

Qual termo racista usado por Nelson Piquet contra Lewis Hamilton? Entenda polêmica envolvendo brasileiro e inglês

Lewis Hamilton é um dos grandes pilotos da Fórmula 1

Imagem do autor
Cadastrado por

Manuel Dias

Publicado em 28/06/2022 às 9:52 | Atualizado em 28/06/2022 às 9:59
X

Nelso Piquet passou a ser um dos assuntos mais comentados deste começo de semana após repercussão de fala racista contra o piloto inglês Lewis Hamilton, heptacampeão de Fórmula 1. O brasileiro concedeu entrevista em julho de 2021 e usou uma palavra considera racista. A fala gerou uma chuva de críticas nas redes sociais.

O próprio Hamilton quebrou o silêncio e se manifestou nas redes sociais, repudiando completamente a fala de Piquet. 

Qual o termo racista usado por Nelson Piquet contra Lewis Hamilton?

Na entrevista, Nelson Piquet usa o termo "neguinho" para se referir a Hamilton. Ele analisava uma ultrapassagem de Verstappen, que namora a filha dele - Kelly Piquet, sobre Hamilton, no GP da Inglaterra, no ano passado.

"O neguinho meteu o carro e não deixou (Verstappen desviar). O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro se f*deu. Fez uma p*ta sacanagem", disse.

''O neguinho [Lewis Hamilton] meteu o carro e deixou porque não tinha jeito de passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele é que só o outro [Verstappen] se f*deu'', disse Piquet em entrevista ao ''Motorsports.com''.

Vale ressaltar que na atual temporada, Max Verstappen lidera o campeonato com 175 pontos. Já Lewis Hamilton está apenas na sexta posição, com 77 pontos.

FIA E MERCEDES TAMBÉM REBATEM PIQUET

Nesta terça-feira, Mercedes, equipe de Hamilton, e a FIA, Federação Internacional de Automobilismo, também criticaram Piquet e o uso de termos racistas contra Hamilton.

Leia nota da Mercedes na íntegra

"Linguagem discriminatória ou racista é inaceitável de qualquer forma e não deve fazer parte da sociedade. Lewis é um embaixador incrível do nosso esporte e merece respeito.

Seus esforços incansáveis para aumentar a diversidade e a inclusão são uma lição para muitos e algo com o que estamos comprometidos na F1.

Condenamos nos termos mais fortes qualquer uso de linguagem racista ou discriminatória de qualquer tipo. Lewis liderou os esforços do nosso esporte para combater o racismo e ele é um verdadeiro campeão da diversidade dentro e fora das pistas.

Juntos, compartilhamos a visão de um automobilismo diversificado e inclusivo, e este episódio destaca a importância fundamental de continuar lutando por um futuro melhor".

Leia a nota da FIA na íntegra

"A FIA condena fortemente qualquer expressão racista ou discriminatória, que não tem lugar no esporte ou na sociedade. Prestamos nossa solidariedade a Lewis Hamilton e nosso apoio ao seu compromisso pela igualdade, diversidade e inclusão no esporte a motor".

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor