FÓRMULA 1: Após sofrer racismo de Piquet, Lewis Hamilton é acolhido por torcida no GP da Inglaterra
Lewis Hamilton foi alvo de falas racistas de Nelson Piquet
Lewis Hamilton vive um fim de semana diferente na Fórmula 1. Isso porque ele corre em casa, no Grande Prêmio da Inglaterra, disputado no Circuito de Silverstone. Será o momento de ser acolhido pela torcida inglesa. Acolhimento esse que chega não só porque Hamilton não vive uma grande temporada na Fórmula 1 - é o sexto com 77 pontos - mas pelo contexto de falas racistas que o tricampeão Nelson Piquet fez contra ele.
Em entrevista realizada no ano passado, Piquet usou o termo "neguinho" para se referir a Hamilton em várias oportunidades. Na ocasião, ele analisava uma ultrapassagem de Max Verstappen, que namorada a sua filha - Kelly Piquet, sobre Hamilton.
No GP da Inglaterra, Hamilton saiu para saudar a torcida logo no primeiro treino. Acabou sendo ovacionado
There might not be much track action currently ????
— Formula 1 (@F1) July 1, 2022
But Lewis is doing his best to cheer the crowd ????#BritishGP #F1 pic.twitter.com/zC5Zxk6YdT
Confira os maiores campeões da Fórmula 1
Relembre fala de Piquet contra Hamilton
A declaração foi dada em uma gravação feita em julho do ano passado, foi redescoberta nas redes sociais, com o comentário de Nelson Piquet sendo repudiado pela Mercedes.
"O neguinho meteu o carro e não deixou (Verstappen desviar). O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem", afirmou.
O caso citado por Nelson Piquet em questão foi o acidente de Verstappen no Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1. O holandês tentou ultrapassar Hamilton.
Hamilton criticou muito a fala de Piquet e pediu mudança de mentalidade. Ele chegou a tuitar em português para pedir apoio na luta contra o racismo.
O brasileiro chegou a pedir desculpas por meio de nota, mas foi banido do paddock da Fórmula 1. O local é onde normalmente ficam as equipes e pilotos.
Piquet faz nova fala contra Hamilton
Nesta sexta-feira, 1º de julho, uma nova fala racista de Piquet foi recuperada. No novo trecho, Piquet também é homofóbico com o britânico.
Ambos os trechos são recortes de uma entrevista de Piquet em novembro de 2021, ao jornalista Ricardo Oliveira. A nova fala foi obtida pelo site 'Grande Prêmio'.
Ao ser questionado sobre a temporada de 1982 da Fórmula 1, conquistada por Keke Rosberg, Piquet xingou o campeão, seu filho - que posteriormente também se tornaria piloto -, e voltou a cometer racismo com Hamilton, agora também alvo de homofobia.
Onde vai passar o GP da Inglaterra
SEXTA-FEIRA 01/07
- 09h - TREINO LIVRE 01 (BandSports)
- 12h - TREINO LIVRE 02 (BandSports)
SÁBADO 02/07
- 08h - TREINO LIVRE 03 (BandSports)
- 11h - TREINO CLASSIFICATÓRIO (Band e BandSports)
DOMINGO 03/07
- 11h - GP DA GRÃ-BRETANHA (Band)
- 20h - VT DA CORRIDA (BandSports)