FÓRMULA 1 |

F1: Veja quem pode substituir Hamilton na Mercedes

Hamilton vai para a Ferrari em 2025

Por Victor Peixoto Publicado em 07/02/2024 às 16:51

O mundo da Fórmula 1 foi sacudido na última quinta-feira (2) com o anúncio da contratação de Lewis Hamilton pela Ferrari.

Embora a transferência só se concretize na próxima temporada, 2025, os bastidores da categoria se esquentam desde já e como a muito tempo não acontecia, não apenas por tudo que a parceria entre Hamilton e Ferrari representa, mas pelos efeitos que gera de imediato.

Dentre os principais, estão os que geram as seguintes perguntas: 

  • "Quem será o substituto de Hamilton na Mercedes"?
  • "Qual será a nova equipe de Carlos Sainz na Fórmula 1?"


As respostas, podem se cruzar, embora nada ainda aponte para um ida de Sainz para a Mercedes.

Até o momento, o seu futuro está mais fortemente ligado à Audi, que entrará no grid no lugar da Sauber a partir de 2026. O pai de Sainz, que tem o mesmo nome do filho, confirmou a procura da montadora alemã pelo filho.

A negociação, no entanto, não resolveria por que equipe Sainz correria em 2025. As possibilidades são várias, desde um retorno à Red Bull, em caso de saída de Sergio Pérez, que tem contrato até dezembro de 2024, até uma ida para a Mercedes, para "tapar o buraco" deixado pela saída de Hamilton ou, ainda, para uma outra equipe que eventualmente perca um piloto para a Mercedes.

As especulações sobre quem será o substituto de Hamilton, são várias, mas poucas são as que possuem alguma sustentação nos fatos conhecidos até o momento. 

Dentre elas, as que parecem mais possíveis, estão as que envolvem os nomes de Fernando Alonso e Sergio Pérez, que terão seus contratos se encerrando com Aston Martin e Red Bull ao fim da atual temporada.

Elas se casariam, também, com as informações de que a Mercedes observa com carinho e alta expectativa a situação do jovem italiano de 17 anos Kimi Antonelli, que faz parte do programa de desenvolvimento da Mercedes desde 2019 e que é considerando um fenômeno das "categorias de base" do automobilismo.

Kimi Antonelli disputará a F2 nesta temporada e a depender do seu desempenho pode garantir um lugar na Fórmula 1 em 2025.

Devido à toda complexidade que envolve uma estreia na categoria, faria sentido a Mercedes ter um piloto experiente ao lado de George Russell em 2025 e até 2026, enquanto matura a situação de Kimi Antonelli, que poderia integrar os testes da equipe, ser piloto reserva, ou até mesmo ser emprestado para outras equipes menores, como aconteceu com o próprio Russell, quando ocupou um assento na Williams entre 2019 e 2021.

De qualquer forma, há muita coisa para acontecer daqui para ao menos agosto, quando haverá a "pausa de inverno" e quando muitas situações contratuais tendem a ser resolvidas, e, certamente, teremos uma melhor distinção entre o que é meramente rumor do que o que pode, de fato, acontecer.

Compartilhe