SÃO PAULO

São Paulo: A metrópole única e plural com inúmeros museus e espaços de lazer

A maior cidade do Brasil completou 468 anos atraindo pessoas do mundo todo com suas infinitas possibilidades

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 06/02/2022 às 8:00 | Atualizado em 06/02/2022 às 16:40
Notícia
X

Única e plural. Assim é São Paulo, a maior cidade do país que completou 468 anos na semana passada. A metrópole consegue ter a pluralidade de várias culturas e ao mesmo tempo se tornar única para cada um de seus habitantes. E turistas também. Quem visita a capital do trabalho se surpreende com a quantidade de opções de lazer.

Aliás os números de São Paulo sempre chamam a atenção. Ela conta com simplesmente 140 teatros, 115 centros culturais, 158 museus e mais de 20 mil restaurantes com 52 tipos de cozinha de todas as partes do planeta. Diante desta gigante matemática de lazer, é difícil resumir em uma equação um roteiro perfeito para curtir o melhor da cidade. Então a dica é subtrair longos deslocamentos para somar atrativos e multiplicar o tempo na cidade.

Á convite da prefeitura, a Coluna Turismo de Valor deu um rápido passeio em um fim de semana e apresenta agora os pontos turísticos escolhidos para conhecer em São Paulo. O nosso roteiro com 6 locais relacionados as artes começou pelo Museu da Língua Portuguesa, inaugurado em 2006. Após o trágico incêndio de 2015, ele passou por uma grande reforma e foi reaberto em julho de 2021. Proporcionando novas e inusitadas experiências, o museu com seus recursos tecnológicos faz com que o visitante tenha um contato íntimo e mágico com o nosso idioma. A exposição principal, bem como as temporárias, são imperdíveis.

Basta atravessar a rua para chegar ao segundo ponto do roteiro: A Pinacoteca do Estado de São Paulo. Fundado em 1905, trata-se simplesmente do museu de arte mais antigo da cidade que sempre recebe renomadas exposições. Ela conta com mais de 11 mil peças de artistas brasileiros importantes como Anita Malfatti e Candido Portinari, entre diversos outros. A próxima parada é no imponente Theatro Municipal, um dos belos cartões-postais de São Paulo, inaugurado em 1911. Ele ficou marcado na história por receber a Semana de 22, um dos principais eventos da história das artes no Brasil, e a visita guiada por ele é uma verdadeira viagem no tempo.

A quarta parada foi no Mosteiro de São Bento, no Centro Histórico de São Paulo, mostrando um pouco do roteiro religioso. O local, que começou a ser construído pelos beneditinos em 1634, atualmente abriga cerca de 40 monges e conta com a linda Basílica de Nossa Senhora da Assunção. Seguindo até a famosa Avenida Paulista o penúltimo local foi o Instituto Itaú Cultural, criado em 1987. Sempre oferecendo boas exposições, ele tem um bom acervo voltado para a história do país. A escadaria cerca por desenhos de plantas e animais é a marca registrada do local.

O passeio se encerrou no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, que é a residência oficial do governador. Ele começou a ser construído em 1955 e em 1964 passou a ser a sede do governo. O nome foi uma homenagem aos pioneiros que expandiram as fronteiras brasileiras. Mas além da relevância história, o local também se destaca no quesito artístico com um rico acervo. Destaque para famosa obra de Tarsila do Amaral “Operários” de 1933. A pintura que mostra 51 rostos em um fundo fabril é um ícone que merece ser apreciado.

A comunicadora recifense Carol Maia sempre amou São Paulo, inclusive morou durante um ano lá. “São Paulo é múltipla e diversa em opções culturais e tem um poder de conectar as pessoas com os locais. Eu tenho vários favoritos, como o Museu da Língua Portuguesa e a Avenida Paulista, onde eu adorava passar meus domingos. É fácil se divertir por lá porque tem várias exposições e passeios gratuitos. Sem contar a gastronomia riquíssima”, disse Carol. Como foi dito no início, São Paulo é única para cada pessoa e plural para todas elas. Por isso, sempre está de parabéns, não só pelo aniversário.

Arquivo pessoal / Divulgação
A comunicadora recifense Carol Maia adora São Paulo - Arquivo pessoal / Divulgação

Tags

Autor