Carnaval 2022: O que fazer na Paraíba durante o feriado de Carnaval?
João Pessoa, na Paraíba, decretou ponto facultativo durante o Carnaval de 2022. Saiba o que fazer no estado durante o feriado
Em João Pessoa, capital da Paraíba, o ponto facultativo de Carnaval em 2022 será mantido. Mesmo que de forma diferente, alguns já se organizam para curtir o feriado de Carnaval. Confira o que fazer e locais para visitar na Paraíba durante o período.
Pêndulo humano na Pedra da Boca
O Parque Estadual Pedra da Boca, no norte da Paraíba, é o local ideal para quem curte aventura. A reserva ambiental de 160 hectares apresenta um dos mais importantes patrimônios geológicos do nosso Estado vizinho.
Dentre as atrações, o destaque é para a maior: o complexo rochoso Pedra da Boca, que dá nome ao parque. Com seus 336 metros de altura e um formato de uma boca gigante, ela vem atraindo viajantes por reunir em um só local atividades esportivas como pêndulo, rapel e “escalaminhada” (escalada misturada com caminhada).
Montada há cerca de seis anos, a estrutura tem três pontos de ancoragem fixados na parte superior da pedra que sustentam uma corda de 30 metros de comprimento.
“Aqui a segurança é total, as cordas aguentam 3,5 toneladas, o turista só se preocupa em se divertir. Este pêndulo já virou uma febre aqui”, garantiu o guia Joenio Oliveira. Essa se tornou um dos maiores atrativos turísticos da Paraíba.
Cachoeiras da Pedra do Altar
Localizada na zona rural do município de Barra de Santana, a cerca de 160 km de João Pessoa, na Paraíba, está a Pedra do Altar. O principal atrativo é o contraste da paisagem seca da caatinga, onde é possível fazer trilhas e admirar imensas pedras com inscrições rupestres, com o visual do Rio Paraíba e suas quedas d’água.
Para chegar na paisagem é preciso passar por uma trilha no meio da caatinga, considerada leve por conta da extensão que não passa de 3 quilômetros, mas ao mesmo tempo um pouco pesada pelo forte calor da região.
No final, a recompensa é poder escolher entre as várias quedas d’água do local e ainda ôfuros naturais da Pedra do Altar.
Cabaceiras, a 'Roliúde Nordestina'
Você sabia que a Paraíba tem uma 'Roliúde' para chamar de sua? Cabaceiras, um pequeno município de pouco mais de 5 mil habitantes no Cariri paraibano, a 189 quilômetros de João Pessoa, se tornou a “Roliúde Nordestina”.
Cabaceiras é considerada a cidade de menor precipitação pluviométrica de todo o Brasil. Isso fez dela o local ideal para filmagens, já que elas podem se estender por mais tempo e com mais qualidade devido à fartura da luz natural.
Além dessas condições climáticas, Cabaceiras é uma espécie de cidade cenográfica e real ao mesmo tempo com casarões multicoloridos bem preservados do século XVIII. O resultado? Há 92 anos ela sobrevive do cinema e é sido palco de mais de 52 produções, entre filmes, séries e novelas.
Lajedo do Pai Mateus
Em Cabaceiras, há também um lugar muito procurado pelos turistas: o Lajedo do Pai Mateus. Na elevação rochosa - de 1,5 km² de extensão - se equilibram mais de 100 pedras arredondadas.
O formato se assemelha a um prato virado para baixo que, inexplicavelmente, sustenta as rochas gigantes de várias toneladas e uma história envolvendo um ermitão curandeiro e índios cariris que habitaram ali há 12 mil anos.