Dicas e informações de viagens, férias e turismo
Turismo de Valor

Descubra dicas de viagem e roteiros para as férias, além dos destinos e atrações que estão em alta no turismo.

ARTE

Em São Paulo, saúde inspirou arte de rua; veja fotos

Arte de rua em São Paulo se inspirou na temática da saúde e presta homenagem a profissionais da área

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 22/02/2022 às 13:17
NELSON ALMEIDA / AFP
Mural de Eduardo Kobra foi inspirado em saúde, no contexto da pandemia, e cobre o muro do Hospital das Clínicas de São Paulo - FOTO: NELSON ALMEIDA / AFP
Leitura:

Cobrindo o muro do Hospital das Clínicas de São Paulo, a saúde inspira a arte. A imagem de mãos unidas em oração com um estetoscópio pendurado chama atenção de quem passa, sendo essa a última de uma série de murais inspirados na saúde e na ciência surgidos na cidade durante a pandemia.

Desde os dias em que ficou mergulhada em um silêncio atípico por causa da covid-19, São Paulo ganhou novas cores através da arte de rua que a identifica, mas com temas que até então não eram recorrentes.

Inspiração da arte na saúde

A obra geométrica no Hospital das Clínicas de São Paulo, maior centro médico da América Latina, "une ciência e fé, mostrando que não há nenhuma contradição entre elas, frente a um movimento muito grande de negacionismo", diz à AFP seu autor, o muralista Eduardo Kobra.

NELSON ALMEIDA / AFP
Eduardo Kobra posa em frente ao mural criado por ele, em São Paulo - NELSON ALMEIDA / AFP

"É muito importante neste momento trazer uma mensagem de fé e esperança para que as pessoas possam perceber que não estão sozinhas; a arte tem esse papel", garante o artista, de 47 anos, figura onipresente do museu a céu aberto de São Paulo.

Além do mural no Hospital das Clínicas, Kobra também criou obras para o Instituto Butantan, em São Paulo, e a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, que produzem vacinas anticovid no Brasil.

Outros trabalhos

Em outro mural, Priscila Barbosa retratou uma enfermeira com touca e máscara, segurando umas flores. Trata-se de uma personagem real, surgida de um projeto chamado "Flores para heróis", originado nos Estados Unidos, que distribuiu buquês para os trabalhadores em 2020.

NELSON ALMEIDA / AFP
Priscila Barbosa também foi inspirada na saúde ao criar mural - NELSON ALMEIDA / AFP

"Em um momento em que se sabia pouco sobre a covid, ela tem uma aura de luz, como alguém capaz de levar alívio", explica à AFP Barbosa, que encontrou nas profissionais de saúde uma nova fonte de inspiração, centrada nas revolucionárias latino-americanas.

Waldir Grisolia criou um painel dedicado a uma enfermeira, que segura rosas brancas que simbolizam a paz. "Me pareceu importante contribuir e como não sou médico, o fiz com este mural: foi muito gratificante", diz Grisolia.

NELSON ALMEIDA / AFP
Mural de Waldir Grisolia em São Paulo inspirado na temática da saúde - NELSON ALMEIDA / AFP

NELSON ALMEIDA / AFP
Priscila Barbosa também foi inspirada na saúde ao criar mural - FOTO:NELSON ALMEIDA / AFP
NELSON ALMEIDA / AFP
Mural de Waldir Grisolia em São Paulo inspirado na temática da saúde - FOTO:NELSON ALMEIDA / AFP
NELSON ALMEIDA / AFP
Eduardo Kobra posa em frente ao mural criado por ele, em São Paulo - FOTO:NELSON ALMEIDA / AFP

Últimas notícias