CHERNOBYL

Qual o nível de radiação após o desastre na Usina Nuclear de Chernobyl? Entenda como ela é inserida na guerra entre Rússia e Ucrânia

O nível de radiação após o acidente nuclear em Chernobyl chegou a níveis alarmantes. Cidade é palco do conflito entre Ucrânia e Rússia

Imagem do autor Imagem do autor Imagem do autor Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Oliveira, Flávio Oliveira, Flávio Oliveira, Flávio Oliveira, Flávio Oliveira

Publicado em 24/02/2022 às 15:48 | Atualizado em 25/02/2022 às 16:04
Notícia
X

Após a invasão do exército da Rússia no território da Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (24), o contexto de guerra tem alertado o mundo inteiro. Na tarde desta quinta-feira, autoridades ucranianas confirmaram que o tropas russas invadiram a cidade de Chernobyl.

A Usina Nuclear de Chernobyl está localizada a 120 km de Kiev, a capital da Ucrânia, e já foi protagonista do maior desastre nuclear do mundo. Essa região não é habitada desde 1986, devido aos altos índices de radioatividade. Mesmo assim, recebia visitantes de todo o mundo para fazer um tour pela cidade fantasma. Entenda como ela se insere na guerra entre Ucrânia e Rússia.


Veja as primeiras imagens do ataque da Rússia a Ucrânia

 

Qual o nível de radiação em Chernobyl após o desastre nuclear?

O dia 26 de abril de 1986 foi marcado pela explosão do reator número 4 na Usina Nuclear de Chernobyl. Na época, o local era administrado pela URSS. A explosão na estação nuclear enviou uma nuvem de lixo radioativo sobre grande parte da Ucrânia, Bielorússia e Rússia.

Isso fez com que milhares de bombeiros, engenheiros e médicos fossem mandados ao local para combater o incêndio e evitar que outros reatores explodissem. Sem sucesso, helicópteros despejaram areia e outros materiais para abafar o fogo e tentar parar o desastre.

FOTO: Sergei SUPINSKY / AFP
Após o desastre em Chernobyl, a fauna da zona tem uma expectativa de vida menor e uma taxa de reprodução inferior devido aos efeitos da radiação - FOTO: Sergei SUPINSKY / AFP

De início, com receio da repercussão política do caso, a União Soviética negou ter havido qualquer acidente. Mas as partículas radioativas haviam chegado até a Suíça e, dois dias depois, os soviéticos anunciaram que houve um desastre nuclear na região. Foi então que o mundo se deu conta de que estava diante de um evento histórico.

Os números reais do nível de radiação na Usina Nuclear de Chernobyl foram escondidos pela URSS. Porém, é possível fazer uma estimativa levando em conta a fábrica de processamento de lã de ovelhas em Chernihiv, no norte da Ucrânia, a 80 km do local do desastre.

Foto: HBO/Divulgação
A minissérie 'Chernobyl', da HBO, é a série com maior nota atualmente no portal IMDb, batendo títulos como Breaking Bad e Game of Thrones - Foto: HBO/Divulgação

Isso porque, quando as trabalhadoras da fábrica começaram a adoecer graças à radiação, autoridades foram chamadas para investigar. Foi descoberto que os níveis de radiação na fábrica de até 180 mSv/hr

Esse número é preocupante. Hoje, em menos de um minuto, qualquer pessoa exposta a esses níveis excederia a dose anual considerada segura em muitas partes do mundo.

Tour em Chernobyl

Antes da invasão Russa no território ucraniano, era possível visitar Pripyat, cidade que foi abandonada após o acidente nuclear e passou a fazer parte de uma “Zona de Exclusão”. O tour era possível mesmo com níveis de radiação confirmados.

A visita à zona de exclusão só podia ser feita com autorização do governo, concedida após a contratação de uma agência de viagens. No passeio, os visitantes viam pontos demarcados de Pripyat e Chernobyl e munidos de um medidor de radiação, para evitar entrar em áreas com níveis alarmantes.

Tags

Autor