GUERRA NA UCRÂNIA
GUERRA UCRÂNIA: maior museu ucraniano corre risco de desaparecer; saiba mais
Maior museu da Ucrânia corre risco de desaparecer com avanço da guerra contra a Rússia
A guerra entre Rússia e Ucrânia tem deixado o mundo inteiro em estado de alerta. A situação não é diferente no país que é palco da guerra.
O diretor do maior museu de arte da Ucrânia anda por seus corredores, supervisionando a equipe que empacota suas coleções para proteger a herança nacional no caso de a invasão russa avançar.
Em uma galeria parcialmente vazia do Museu Nacional Andrey Sheptytsky, funcionários colocam peças barrocas cuidadosamente dentro de caixas identificadas. A alguns metros dali, um grupo desce a majestosa escada principal carregando uma gigante peça de arte sacra, a Bohorodchany.
As portas do museu na cidade de Lviv foram fechadas desde que a guerra entre Rússia e Ucrânia começou em 24 de fevereiro. Outros locais que abrigam acervos ao longo do país enfrentam perigo enquanto o conflito continua.
- GUERRA UCRÂNIA: quais pontos turísticos ucranianos podem ser destruídos com o avanço do conflito?
- Qual o nível de radiação após o desastre na Usina Nuclear de Chernobyl? Entenda como ela é inserida na guerra entre Rússia e Ucrânia
- Chernobyl: conheça o tour para a 'cidade fantasma', antes da guerra entre Rússia e Ucrânia
Ameaça com o avanço da guerra na Ucrânia
Assim como o museu, outros lugares em Lviv estão correndo para proteger trabalhos de importância artística ou cultural. Os expositores do Museu de História da Religião estão quase vazios. Trabalhadores estão organizando contêineres de metal no pátio para armazenar os itens remanescentes de forma segura antes de colocá-los em porões.
Entre as paredes vazias e as estátuas encobertas, funcionários lamentam o museu vazio, que sobreviveu a duas guerras mundiais. "O Museu tem que viver. As pessoas têm que estar aqui, em primeiro lugar as crianças. Elas têm que aprender o básico de sua cultura", diz o diretor-geral do Museu Nacional Andrey Sheptytsky, Ihor Korzhan.