Dicas e informações de viagens, férias e turismo
Turismo de Valor

Descubra dicas de viagem e roteiros para as férias, além dos destinos e atrações que estão em alta no turismo.

AGRESTE

Saboreie e se surpreenda com Taquaritinga do Norte, a capital do café em Pernambuco

A cidade é conhecida pelas dálias e pelo café raro e de qualidade que faz sucesso até no mercado internacional

Leonardo Vasconcelos
Cadastrado por
Leonardo Vasconcelos
Publicado em 31/07/2022 às 6:00 | Atualizado em 31/07/2022 às 12:10
Ed Machado / Empetur / Divulgação
O café produzido em Taquaritinga do Norte tem ligação com a primeira remessa que chegou ao Brasil e se destaca pela qualidade excepcional - FOTO: Ed Machado / Empetur / Divulgação
Leitura:

A pequena e charmosa Taquaritinga do Norte, encravada no topo da Serra da Taquara, no Agreste de Pernambuco, a cerca de 190 km do Recife, sempre foi conhecida como a “Dália da Serra”, pela grande quantidade das lindas plantas que florescem na cidade que fica a uma altitude de 785 metros e tem temperatura média anual de 18 graus. Mas ultimamente ela passou a ser conhecida (e reconhecida pela Assembleia Legislativa de Pernambuco em 2019) como a Capital do Café em Pernambuco, por ser responsável por mais de um terço da produção estadual. A planta em destaque no turismo pode até ter mudado, o que não mudou foi a capacidade do lugar de atrair e encantar os visitantes.

Vem de Andada / Divulgação
A cidade de Taquaritinga é pequena e bem charmosa - Vem de Andada / Divulgação

Apesar de ter ganhado mais evidência recentemente, a história de Taquaritinga do Norte com o café é bem antiga. Há registro em cartório dos primeiros sítios voltados para o cultivo dele na cidade há mais de 200 anos. Além da longevidade, a qualidade também se destaca. As plantas são da rara variedade arábica típica que chegou ao Brasil na primeira remessa de café em 1727. Fora a cidade, ela só é encontrada atualmente na região do Maciço do Baturité, no Sertão de Ceará. Trata-se, então, de um café especial, orgânico e histórico. Adaptável somente em regiões de altitude elevada e clima ameno (tal qual o da Taquara), o arábica tem um sabor mais adocicado e perfume forte. Outro diferencial é que seu plantio se dá na sombra de árvores frutíferas. Um café de grife com um toque pernambucano que é reconhecido pelo mercado nacional e, principalmente, internacional.

Uma das principais propriedades é o Sítio Conceição que foi aberto para visitação há cerca de 5 anos. Lá é produzido o Café Terral Ecológico e as pessoas acompanham todo o processo desde o plantio e colheita (dependendo claro da época) até a torra e a aguardada degustação, além de assistir uma mini-palestra sobre a história da planta.

"Nossa fazenda tem 81 hectares, sendo 20 de café e 30 de mata preservada. Nosso trabalho aqui é o reflorestamento para plantação de novas mudas de café e ajudar a fauna também. Recebemos visitantes de todo o país e até do exterior e fazemos uma caminhada ecológica para apresentar o nosso cafezal e explicar todo o processo até chegar ao café propriamente dito", afirmou Paulo Lopes, um dos sócios da fazenda.

Leonardo Vasconcelos / Especial JC Imagem
A empresária Vanessa Tamyres adorou a visita ao cafezal - Leonardo Vasconcelos / Especial JC Imagem

A empresária Vanessa Tamyres, que mora em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, ficou encantada com o que viu e aprendeu no local. "Eu não conhecia Taquaritinga do Norte e não imaginava que, além de belezas, ela tivesse tanta história. Me surpreendi muito com a visita na fazenda e com a altíssima qualidade do café produzido aqui. Eles dão uma verdadeira aula sobre o assunto e o melhor é que no final vem a degustação, quando a gente comprova na prática o quanto ele realmente é especial e diferenciado", elogiou, enquanto tomava a primeira de muitas xícaras da bebida.

Mas além do café, a altitude de Taquaritinga do Norte também favorece outros atrativos turísticos. Um dos mais conhecidos é a famosa Rampa do Pepê, considerada umas das melhores plataformas de vôo livre do Nordeste, que oferece uma bela vista da cidade e outras vizinhas. Seu nome é uma homenagem ao ex-campeão mundial da modalidade Pedro Paulo Guise Carneiro que morreu durante um torneio no Japão em 1991, mesmo ano de inauguração da rampa. Mas existem várias outras opções de curtir o belo visual da cidade de cima.

São muitos mirantes, como o do Sítio Cumbe e e do Cruzeiro, onde além da cruz fica um letreiro gigante com o nome da cidade. "Temos ótimos pontos com vistas privilegiadas para admirar toda a natureza e beleza da cidade. Cada mirante tem um uma paisagem diferente e vale a pena conhecer todos", disse o guia local conhecido como João Galego.

Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem
O Mirante do Sítio Cumbe oferece uma ótima visão de Taquaritinga do Norte e cidades vizinhas - Leonardo Vasconcelos / Especial para JC Imagem

À noite não deixe de ir apreciar a arquitetura da cidade que tem vários casarios preservados e, claro, visite a charmosa praça Otto Sailer com suas fontes luminosas e clássicos coretos que fica bem em frente a bicentenária Igreja Matriz de Santo Amaro. "Taquaritinga do Norte encanta de dia e à noite com vários tipos de atrativos, além do clima gostoso. Cada vez mais cresce o interesse das pessoas para conhecer o café e as outras riquezas daqui", garantiu Rosildo Júnior, um dos proprietários da agência de ecoturismo Vem de Andada, com a qual a equipe de reportagem fez o passeio.

Então, aproveite o friozinho da noite pra se esquentar com um café de qualidade, enquanto admira as dálias dos jardins da praça. Assim você une as plantas que deram fama à Taquaritinga e saboreia/admira o melhor da cidade.

Comentários

Últimas notícias