COVID-19

Quarto caso positivo do novo coronavírus, em São Paulo, espera contraprova

A adolescente que contraiu o coronavírus não apresentou sintomas da doença

Thalis Araújo
Thalis Araújo
Publicado em 04/03/2020 às 21:53
FOTO: AFP
Pandemia do coronavírus deixa mortos em todo o mundo - FOTO: FOTO: AFP
Leitura:

O quarto caso do novo coronavírus, o Covid-19, foi confirmado, em São Paulo, na tarde desta quarta-feira (4). Contudo, o Ministério da Saúde está aguardando a contraprova, que deve sair ainda hoje. O coronavírus afetou uma adolescente, de 13 anos, que esteve em Milão, na Itália, no dia 22 de fevereiro, e retornou ao Brasil no último domingo (1º).

>> Remédio contra asma pode ser eficaz contra novo coronavírus

>> Marido tranca esposa no banheiro por medo do coronavírus

>> Fiocruz inicia distribuição de kits para diagnóstico do coronavírus

>> Coronavírus: Alepe corre para aprovar criação de 92 vagas no hospital Oswaldo Cruz

>> Por conta do coronavírus, PRF avalia possibilidade de suspender bafômetro

Na região das Dolomitas, nos Alpes Italianos, a adolescente se submeteu a uma cirurgia no joelho em um hospital local. Ela não apresentou sintomas do Covid-19, mas o vírus foi detectado porque ela procurou um laboratório particular para fazer o exame, que é considerado padrão pelo Ministério da Saúde. O ministro da pasta, Luiz Henrique Mandetta, informou, numa entrevista coletiva, que a menina está em isolamento domiciliar. 

Apesar do caso suspeito assintomático, Mandetta afirmou que a rede pública seguirá avaliando para novo coronavírus apenas pessoas que têm sinais da doença. "Ela fez uma coleta fora da curva. Para saúde pública, a gente continua somente com casos suspeitos quem tem sintoma. A gente não vai fazer exame, uma loteria, com todo mundo que chega para ver se tem a doença", afirmou o ministro.

Segundo Mandetta, a recomendação é seguir o "bom senso" para buscar um serviço de saúde. "Pela lei do bom senso, recomenda-se para pessoas que vão a locais de transmissão intensa". O ministro voltou a recomendar que não sejam feitas viagens desnecessárias a países em alerta, ainda que não haja orientação formal do governo.

Mandetta disse que o teste da adolescente foi feito no laboratório Fleury, que ainda não está entre os credenciados pelo governo federal para este tipo de análise. Assim, será necessária uma contraprova, segundo o ministro.

Terceiro caso do Covid-19 é confirmado

O Ministério da Saúde e as secretarias de Saúde de São Paulo (estadual e municipal) confirmaram, na tarde desta quarta-feira (04), o terceiro caso importado do novo coronavírus no Brasil. O paciente é de São Paulo.

90 mil casos confirmados no mundo

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apresentados pelo ministério, há 90.870 casos confirmados de novo coronavírus no mundo, sendo 1.922 novos. Há 72 países com pessoas infectadas. A OMS registra 3.112 óbitos pela doença, sendo 1.792 novos. A China concentra 80.304 casos do novo coronavírus e 2.946 óbitos.

Veja mapa que mostra como o coronavírus se espalha pelo mundo

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Matéria de origem

Comentários

Últimas notícias