covid-19

Confirmado primeiro caso de coronavírus no Rio Grande do Sul. Sobe para 31 número de infectados no Brasil

O paciente é um homem de 60 anos que voltou recentemente de viagem à Itália

Estadão Conteúdo Maria Lígia Barros
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Maria Lígia Barros
Publicado em 10/03/2020 às 11:32 | Atualizado em 10/03/2020 às 11:54
AFP
Os dois casos foram em pacientes do coronavírus com comorbidades - FOTO: AFP

Um homem de 60 anos que voltou recentemente de viagem à Itália é o primeiro caso de coronavírus registrado no Rio Grande do Sul. O paciente é morador de Campo Bom, na região do Vale dos Sinos, a cerca de 55 quilômetros de Porto Alegre. Com isso, sobe para 31 o número de infectados pelo vírus no Brasil. Nessa segunda-feira (9), foram confirmados 5 novos casos no Rio de Janeiro.

Conforme informações preliminares, ele apresentou sintomas há algumas semanas quando retornou de uma viagem da Itália. A Secretaria Estadual da Saúde concedeu entrevista coletiva nesta terça-feira (10) para detalhar o caso. O diagnóstico ainda não foi computado pelo Ministério da Saúde.

>> Ministro da Itália impõe restrições devido ao coronavírus

>> Alunos da rede estadual de Pernambuco aprendem a fazer álcool em gel para combater coronavírus

De acordo com a Prefeitura de Campo Bom, o paciente foi isolado imediatamente após ter procurado atendimento em um hospital da região. "O paciente foi mantido em isolamento domiciliar, usou máscara entre familiares e nenhum dos parentes teve sintomas. Não temos o vírus circulando na sociedade", assegura a Secretária de Saúde de Campo Bom, Suzana Ambros.

 O Rio Grande do Sul é um dos estados que vai receber kits de detecção do coronavírus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo o governador do estado, Eduardo Leite, a previsão é que o material chegue na quinta-feira (12). Na sexta passada (6), a Fiocruz e o Ministério da Saúde (MS) realizaram capacitação dos profissionais da secretaria de Saúde local. 

Comentários

Últimas notícias