Covid-19

Brasileiro ganhador do Nobel da Paz morre em decorrência da covid-19

O engenheiro químico Sérgio Campos Trindade morava nos Estados Unidos

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 20/03/2020 às 15:36 | Atualizado em 20/03/2020 às 15:46
ARQUIVO PESSOAL
Sérgio Campos Trindade integrou grupo vencedor do Prêmio Nobel da Paz 2007 - FOTO: ARQUIVO PESSOAL
Leitura:

O engenheiro químico Sérgio Campos Trindade, brasileiro que em 2007 recebeu o Prêmio Nobel da Paz ao lado de de Al Gore e outros integrantes do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), morreu nessa quinta-feira (18), aos 79 anos, em Nova York, nos Estados Unidos, em decorrência de complicações ligadas à covid-19. A informação é da Agência Fapesp.

O brasileiro, que atuava como consultor em negócios sustentáveis, era membro do Comitê Científico para Problemas do Ambiente (Scope, em inglês), uma agência intergovernamental associada à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco), em que atual em parceria com pesquisadores do Programa Fapesp de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN).

No último artigo publicado por Trindade no Journal Biofuels, o engenheiro fez uma revisão das principais conclusões Scope e apresentou um série de ideias sobre como avançar na expansão sustentável de bioenergia.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95. Confira o mapa de casos:

Comentários

Últimas notícias