INIMIGO INVISÍVEL

Brasil tem transmissão comunitária do coronavírus em todo o território nacional

A transmissão comunitária acontece quando não é mais possível saber a origem da infecção

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 20/03/2020 às 19:23 | Atualizado em 20/03/2020 às 19:51
LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
O Brasil tem 904 casos confirmados do novo coronavírus - FOTO: LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

O governo Federal declarou estado de transmissão comunitária do coronavírus em todo o Brasil, segundo o jornal O Globo. Este tipo de transmissão ocorre quando não é mais possível saber a origem da infecção. Publicada nesta sexta-feira (20), a portaria é assinada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

>> Pernambuco anuncia 1º caso de cura em mulher que foi infectada pelo coronavírus

>> Sobe para 904 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil

A medida já havia sido anunciada na quinta-feira pelo Ministério da Saúde.

A publicação da portaria estabelece que pessoas com mais de 60 anos de idade restrinjam seus deslocamentos para a realização de "atividades estritamente necessárias". Apesar de não prever punição a quem descumprir a regra, a restrição significa que essas pessoas devem evitar eventos com concentração de pessoas próximas umas das outras, além de transporte coletivo e viagens.

Pessoas com sintomas respiratórios deverão ficar em isolamento domiciliar por até 14 dias e outras pessoas que moram no mesmo endereço, mesmo que não estejam apresentando sintomas, também deverão permanecer isoladas. Será emitido um atestado médico válido tanto para o paciente quanto para os outros moradores do local.

A portaria não menciona a necessidade de apresentar febre para poder receber o atestado. Os sintomas respiratórios listados que devem ser considerados são: tosse seca, dor de garganta ou dificuldade respiratória.

O paciente deverá assinar um termo de consentimento livre e esclarecido e será responsável por informar o nome completo das pessoas que moram com ele. Se as informações estiverem erradas ou algum nome não for passado, o paciente estará sujeito à responsabilização civil e criminal.

OUÇA O PODCAST O FATO É... SOBRE CORONAVÍRUS

>> "Pandemias como a do coronavírus nos lembram da fragilidade da vida", diz psiquiatra

Prevenção

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1. 

Pandemia

Na quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus (covid-19) como uma pandemia. Uma doença infecciosa é considerada uma pandemia quando sua disseminação sai do controle e se espalha por uma região geográfica ou mesmo por todo o planeta, afetando uma grande quantidade de pessoas. Mais de 118 mil pessoas foram infectadas em 114 países. Ao todo, mais de 4.300 mortes foram registradas.

Coronavírus pelo mundo

Comentários

Últimas notícias