O Governo do Brasil anunciou, em publicação extra do Diário Oficial (DOU), o fechamento da fronteira terrestre com o Uruguai a partir deste domingo (22). A decisão foi tomada após acordo com o governo uruguaio e tem como objetivo principal evitar o fluxo de pessoas na fronteira, diminuindo o espalhamento do novo coronavírus. Será mantida a circulação de caminhões, para evitar desabastecimento do país.
>> Governo de Pernambuco divulga boletim diário sobre coronavírus; saiba como receber
>> Hospitais e profissionais de saúde de Pernambuco pedem doações para o combate ao coronavírus
O Brasil havia fechado, na última quinta-feira (19), as fronteiras com a Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa; Guiana, Paraguai, Peru e Suriname e no inicio da semana com a Venezuela. Até a noite de hoje, o Uruguai era o único que ainda tinha fronteiras abertas com o Brasil, por conta de uma negociação entre os governos.
A medida publicada neste domingo tem validade de 30 dia. O Ministério da Justiça e Segurança Pública esclareceu que optou pela limitação do acesso apenas dos países sul-americanos, pois é o meio de deslocamento mais comum.
Ouça o novo episódio do podcast O Fato É...
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Comentários