Coronavírus

Igrejas se adaptam ao isolamento causado pelo coronavírus com transmissões ao vivo nas redes sociais

A nova rotina requer adaptação, tanto dos padres e pastores, acostumados a igrejas lotadas, quanto dos fiéis

Mayra Cavalcanti
Cadastrado por
Mayra Cavalcanti
Publicado em 22/03/2020 às 15:27 | Atualizado em 22/03/2020 às 15:45
TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
As igrejas amanheceram, neste domingo (22), de portas fechadas. Devido à pandemia do novo coronavírus, as celebrações estão sendo feitas por meio de transmissões ao vivo nas redes sociais - FOTO: TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM

De portas fechadas, igrejas e fiéis tentam se adaptar às recomendações das autoridades e do Governo de Pernambuco para permanecer em casa, com contato social restrito, para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Neste domingo (22), dia em que tradicionalmente acontecem cultos e missas em muitas religiões, a opção foi a transmissão pelas redes sociais. No entanto, a nova rotina requer adaptação, tanto dos padres e pastores, acostumados a igrejas lotadas, quanto dos fiéis, que têm na religião um espaço de interação social.

O padre Luciano Brito, pároco da Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, explica que, neste fim de semana, foram realizadas três missas transmitidas pelas redes sociais da paróquia: uma no sábado, às 17h, e duas no domingo, às 9h e às 16h. Durante a semana, as missas continuam acontecendo às 19h, mas sem transmissão pela internet. "A celebração é na igreja, mas com as portas fechadas. É uma coisa terrível. É triste porque a gente celebra com a igreja vazia. Um lugar que tem capacidade para 700 pessoas sentadas e mais 500 cadeiras. Eu nunca passei por isso na minha vida", conta o padre.

Ele diz que os fiéis têm se adaptado à novidade e têm assistido às transmissões. O padre conta que deu início a uma campanha, neste fim de semana, para que as famílias enviem fotos, que serão impressas e coladas nas cadeiras da igreja. "Não ver o nosso povo, os irmãos e irmãs na fé é triste, mas algo nos conforta. Como nós divulgamos bastante, tivemos muitas pessoas nos assistindo. Eu estou em casa trancado, só saio na hora da missa. Isto acontecerá por tempo indeterminado, inclusive na Semana Santa", acrescenta.

Para os evangélicos, a situação é muito parecida. O pastor Geison Vasconcellos, da Igreja Anglicana Zona Norte, que fica no bairro do Espinheiro, na Zona Norte do Recife, relata que a rotina mudou completamente após a pandemia da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. "Estamos recomendando a permanência nos lares e para que as pessoas busquem informações oficiais. Como forma de manter a nossa prática espiritual, estamos fazendo uma live diária através do Instagram. Todas as reuniões estão acontecendo online, por conferência. Neste domingo vamos ter nosso primeiro culto conjunto, com três igrejas, tudo pela internet", afirma.

A transmissão ao vivo junta os pastores das igrejas de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, do Cabo de Santo Agostinho e da Zona Norte do Recife. "Neste momento, sem o contato efetivo com as pessoas, temos tentado aproximar através das conexões. Apesar de não ter o contato físico. Estamos fazendo isto por meio de aplicativos, para que as pessoas não se sintam sós. Inclusive estamos entrando em contato por telefone com os que sabemos que são sozinhos", acrescenta o pastor.

Ele relata que o momento é novo para todos. "Tem sido um momento em que as pessoas estão buscando exercer o cristianismo de novas formas. A gente vê muito acesa a chama da solidariedade. É completamente novo, é uma coisa surreal. Ninguém nunca imaginou viver uma coisa nesse sentido. Temos a proposta de levar esperança", disse. Para os fiéis, a saudade de conviver com os amigos e frequentar as missas e cultos têm sido os principais desafios. O estudante de administração Victor Santana, de 22 anos, frequenta os cultos na Paróquia Anglicana do Espírito Santo, em Piedade.

"Está sendo bem diferente, mesmo com as transmissões ao vivo. Esse momento está mostrando muito para a gente uma forma de dar mais valor ao encontro presencial, ao ser igreja na igreja. A gente já está acostumado quanto à plataforma, mas agora vem essa saudade de estar nessa vivência presencial", acrescenta. O também estudante Fábio Eduardo, de 22 anos, conta que, na igreja que frequenta, a Nossa Senhora de Fátima, em Boa Viagem, foi criado um grupo para rezar 24h por causa da pandemia. Por hora, 48 pessoas se revezam em duplas para fazer as orações.

"Como estou com muito tempo livre, estou dedicando uma boa parte do meu tempo a Deus. A última missa que fui, foi domingo passado. É uma experiência diferente esta das transmissões ao vivo, mas é necessária, porque, em momentos difíceis como este, é importante que a gente tenha um olhar em Jesus, é muito fácil ser enganado pelo desespero", explicou o estudante.

Brasil tem 1.128 casos confirmados de coronavírus com 18 mortes

O Ministério da Saúde informou em um novo balanço, neste sábado (21), que o número de casos confirmados da covid-19 (novo coronavírus) é de 1.128 no Brasil. Ainda segundo o Ministério, são 18 mortos ao todo. Os óbitos foram em São Paulo (15) e no Rio de Janeiro (2). Em Pernambuco, são 33 casos novos da doença, sendo que o Estado anunciou mais dois casos da doença.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos

Comentários

Últimas notícias