Empresas

Entenda medidas anunciadas por Bolsonaro para socorrer médios e pequenos empresários durante crise do coronavírus

Medida atinge 1,4 milhão de empresas e 12,2 milhões de trabalhadores

Gabriela Carvalho
Cadastrado por
Gabriela Carvalho
Publicado em 27/03/2020 às 12:10 | Atualizado em 27/03/2020 às 13:27
Instagram/@jairmessiasbolsonaro/Reprodução
Presidente Jair Bolsonaro e presidentes dos bancos anunciaram novas medidas - FOTO: Instagram/@jairmessiasbolsonaro/Reprodução

Em pronunciamento feita na manhã desta sexta-feira (27), o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, junto dos presidentes do Banco Central do Brasil, da Caixa e BNDES anunciaram novas medidas para socorrer médios e pequenos empresários em meio à crise do coronavírus. Veja algumas:

 

Financiamento de folha de pagamento para pequenas e médias empresas

Foi anunciado um programa formulado pelo Banco Central, Ministério da Economia e BNDS que disponibiliza uma linha de crédito emergencial para pequenas e médias empresas (com faturamento entre 360 mil e 10 milhões ao ano). Os juros serão de 3,75% ao ano, com seis meses de carência e 36 meses para pagamento.

A ideia do programa é financiar até dois meses da folha de pagamento no montante de 20 bilhões por mês. Segundo a análise feita para o projeto, isso deve beneficiar 1,4 milhões de empresas e 12,2 milhões de pessoas.

De acordo com o presidente do Banco Central, Campos Neto, a medida será operacionalizada pelo BNDES. Ainda segundo ele, esse financiamento estará disponível em uma ou duas semanas.

O limite de financiamento é de dois salários mínimos. Em exemplo: uma pessoa que recebe um salário mínimo, continuará recebendo o mesmo valor. Uma pessoa que recebe três salários mínimos, passa a ganhar dois salários mínimos.

Toda empresa que aceitar essa linha de financiamento não pode demitir o funcionário por dois meses. O dinheiro vai direito para a folha de pagamento, não passa pelas mãos da empresa. 

>> Ministério Público do Trabalho recebeu 61 denúncias de funcionários sobre o novo coronavírus nos últimos 15 dias

>> Prazo para entrega de declaração de microempreendedor é prorrogado devido ao coronavírus

Cheque especial mais barato

A Caixa Econômica diminuiu as taxas de juros do cheque especial Pessoa Física (PF), parcelamento de fatura do cartão de crédito, capital de giro, CAIXA Hospitais, CDC e penhor.

No cheque especial PF, para clientes com salário na CAIXA, as taxas que são de 4,95% a.m. cairão para 2,90% a.m. (redução de 41,4%).

O parcelamento de fatura do cartão de crédito que é na média 7,7% a.m., passará a ser a partir de 2,90% a.m. (redução de 62,3%). As condições especiais do Cheque Especial e Cartão de Crédito serão válidas por 90 dias a partir de 01/04/2020.

>> Caixa anuncia redução nos juros do cartão de crédito por causa do coronavírus

Crédito Imobiliário

A Caixa Econômica também anunciou que, a partir de agora, poderá ser solicitada pausa emergencial de até três prestações para financiamentos habitacionais e Crédito Imóvel Próprio. O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, já adiantou que, se a crise se intensificar, a Caixa poderá postergar o pagamento por até 6 meses. 

>> Pequenos empreendedores apostam na criatividade e na tecnologia para driblar impactos do coronavírus

Linha de crédito para as Santas Casas

O Banco Central, Caixa Econômica e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciaram uma linha especial de financiamento com juros baixos para as Santas Casas de Misericórdia. Serão 5 bilhões de reais para as Santas Casas de Misericórdia com taxa de 10% ao ano.

Comentários

Últimas notícias