Pandemia

Coronavírus: Fornecedor chinês cancela compra de 600 respiradores feita pelo Consórcio Nordeste

Carga ficou retida no Aeroporto de Miami (EUA), onde faria uma conexão para chegar ao Brasil

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 03/04/2020 às 11:55 | Atualizado em 03/04/2020 às 14:00
BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM
Respirador, equipamento fundamental no tratamento de pacientes graves de covid-19 - FOTO: BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM

Uma carga com 600 respiradores artificiais chineses comprada pela Região Nordeste ficou retida no aeroporto de Miami (EUA), onde faria uma conexão para chegar ao Brasil, após a empresa fornecedora cancelar a compra, no início da semana, sem maiores explicações. A informação é da Folha de S.Paulo.

Com valor de R$ 42 milhões, o contrato foi assinado pelo governo da Bahia, representante dos estados da Região, mas com o cancelamento o valor não chegou a ser desembolsado. Como justificativa, a empresa informou apenas que a carga teria outro destino, não especificado.

Diante disto, surge a desconfiança de que os equipamentos sejam destinados ao combate da pandemia do coronavírus nos Estados Unidos, que provavelmente acertaram pagar um valor maior pela carga. Mesmo com os riscos do novo cancelamento, governadores seguem recorrendo à China, por falta de opção.

A reportagem do JC entrou em contato com o Governo de Pernambuco para entender seu posicionamento sobre o caso e está aguardando um retorno. Assim que houver uma resposta, esta matéria será atualizada.

Consórcio Nordeste pede ajuda à China

O Consórcio Nordeste, composto pelos 9 governadores dos estados nordestinos, procurou a Embaixada da China no Brasil, no dia 18 de março , para pedir ajuda no combate do coronavírus no Nordeste.

Através de ofício enviado pelo presidente do Consórcio Nordeste, governador da Bahia, Rui Costa (PT), o grupo pede ajuda do governo chinês, “que acaba de viver um problema semelhante, do qual saiu vitoriosos por meio de uma guerra do povo contra o vírus”, apoio no envio de materiais médicos, insumos e equipamentos. Em especial, com leitos de UTI e de respiradores.

O pedido do consórcio foi feito na mesma semana em que o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, culpou, publicamente, a China pelo coronavírus. A atitude do parlamentar, que causou uma crise diplomática, foi vista como desrespeitosa pela Embaixada da China, um dos principais parceiros comerciais do Brasil.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias