Páscoa

Veja como não cair no novo golpe do ovo de Páscoa; mais de 500 mil pessoas já caíram

Os cibercriminosos utilizavam uma suposta doação das empresas Nestlé e Cacau Show para aplicar o golpe

Vanessa Moura
Cadastrado por
Vanessa Moura
Publicado em 10/04/2020 às 9:50 | Atualizado em 10/04/2020 às 10:25
DIVULGAÇÃO
Mais de 560 brasileiros já caíram no golpe que promete doar 5 mil ovos de páscoa - FOTO: DIVULGAÇÃO

É bastante comum que criminosos da web utilizem as épocas festivas e feriados para lucrar. Desta vez, a ânsia dos que desejam um ovo de chocolate durante o período da páscoa foi o alvo. A Polícia Federal emitiu um alerta para um novo golpe que vem se propagando através do WhatsApp e Facebook, onde ovos de páscoa estariam sendo doados pela Nestlé e Cacau Show durante a páscoa deste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus. Até o momento mais 560 mil brasileiros já foram enganados pelo golpe.

>>Mercado de São José amanhece com grande movimentação no feriado nesta Sexta-Feira da Paixão

>>Apesar de recomendações para evitar aglomerações, recifenses vão a mercados comprar peixe para a Páscoa

>>Veja o que abre e o que fecha no Recife no feriadão da Semana Santa

>>Por conta do coronavírus, Paulo Câmara pede para pernambucanos não viajarem no feriadão da Semana Santa

A mensagem que circulava dizia que os mercados "cancelaram suas compras de ovos de Páscoa por causa da pandemia", e por isso as empresas estariam distribuindo gratuitamente aos 5 mil participantes. Depois da promessa, os cibercriminosos solicitavam que as vítimas respondessem perguntas simples, como o seu chocolate de preferência e se já havia efetuado compras na suposta empresa nos últimos três meses. Quando as questões eram respondidas, as seguintes informações apareciam:

VOCÊ ACABA DE GANHAR UM OVO DE PÁSCOA GRÁTIS – VEJA COMO PROCEDER.

1-COMPARTILHE A PROMOÇÃO COM 35 CONTATOS OU GRUPOS DE WHATSAPP

2-APÓS COMPARTILHAR ESCOLHA O SABOR E SIGA AS INSTRUÇÕES

3-VOCÊ RECEBERÁ SEU OVO DE PÁSCOA EM ATÉ 3 DIAS ÚTEIS

4-QUAL O ANO DE FUNDAÇÃO DA KOPENHAGEN? 1998 0U 1928?

5-EM QUAL DATA SE COMEMORA A PÁSCOA EM 2020? 14 DE ABRIL OU 12 DE ABRIL?

6-QUAL O OVO DA PÁSCOA MAIS VENDIDO NA KOPENHAGEN? LÍNGUA DE GATO OU NHA BENTA?

Como se proteger?

Para manter-se protegido ao máximo contra esse tipo de golpe pela internet, é necessário estar sempre atento às mensagens recebidas através das redes sociais. Desconfie sempre antes de clicar em links disponíveis em mensagens compartilhadas. Se uma mensagem propõe algo muito mirabolante e imediato, também desconfie. Coisas como "faça seu cadastro agora", "urgente, não perca essa oportunidade", acabam fazendo com que o usuário não busque a veracidade da informação justamente por estar com pressa.

É sempre muito importante certificar no site oficial da empresa a veracidade das promoções, o Serviço de Apoio ao Consumidor pode ajudar à responder suas dúvidas. Neste caso dos ovos de páscoa, as empresas já se manifestaram e esclareceram que são falsas as informações sobre as promoções de ovos de páscoa grátis sendo entregues na residência das pessoas.

Não compartilhe links duvidosos aos seus contatos, jamais preencha formulários eletrônicos sem saber antes a procedência, preste bastante atenção nos erros de português das mensagens e confira se a terminação dos links tem o ".com.br" ou o ".gov.br".

Não baixe, em hipótese alguma, aplicativos piratas em seus dispositivos eletrônicos, nestes programas a concetração de vírus tende a ser maior. Por fim, não deixe seu celular ou computador desprotegidos, instale um bom antivírus e mantenha-os sempre atualizados. 

Comentários

Últimas notícias