MINISTÉRIO DA SAÚDE

'Estou com o ministro Mandetta até o final deste trabalho', diz secretário Wanderson de Oliveira, que tinha pedido demissão do cargo

O secretário de Vigilância em Saúde falou sobre o pedido de demissão durante coletiva de imprensa em Brasília nesta quarta-feira (15)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 15/04/2020 às 18:23 | Atualizado em 15/04/2020 às 18:32
MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL
Wanderson de Oliveira afirmou que será "sempre grato" ao ministro da Saúde - FOTO: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

Pela primeira vez após pedir demissão do Ministério da Saúde nesta quarta-feira (15), o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, comentou sobre o assunto no final desta tarde. Ao lado do ministro Luiz Henrique Mandetta e do secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, Wanderson afirmou que está com o chefe do Ministério da Saúde "até o final deste trabalho", se referindo ao combate do coronavírus no país, e que "sempre será grato" ao ministro.

>> Secretário Wanderson de Oliveira pede demissão de cargo no Ministério da Saúde

>> 'Vamos trabalhar juntos até sairmos juntos", diz Mandetta ao lado do secretário que tinha pedido demissão do Ministério da Saúde

>> 'Gestão do Mandetta acabou', diz trecho de carta de demissão de Wanderson de Oliveira; leia a íntegra

Durante a coletiva de imprensa realizada para atualizar os dados da covid-19, o secretário lembrou que conversou com o ministro pela primeira vez no dia 28 de dezembro de 2018 e que, em 40 minutos de conversa, pareceu que os dois 'já se conheciam'. "Foi uma empatia, respeito e admiração pelo ministro desde o primeiro momento", afirmou.

O secretário reforçou a fala de Mandetta sobre "nenhum integrante da equipe do Ministério da Saúde ser insubstituível". Segundo ele, "a equipe da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) é muito forte e robusta, e o trabalho será continuado". Wanderson chegou a elogiar a cobertura da imprensa sobre o caso e afirmou ter sido "uma cobertura muito elegante".

>> ''Grande perda no enfrentamento ao novo coronavírus'', diz André Longo sobre saída do secretário Wanderson de Oliveira do Ministério da Saúde

'Vamos trabalhar juntos', diz Mandetta sobre Wanderson

Antes do secretário se posicionar sobre o pedido de demissão, o ministro Luiz Henrique Mandetta comentou sobre o assunto e disse que Wanderson de Oliveira 'continua' no cargo e eles irão "trabalhar juntos até o momento de sairmos juntos do Ministério da Saúde".

Ainda durante a coletiva, Mandetta comentou que não aceitou a demissão de Wanderson de Oliveira do cargo. "Não aceito isso. Por isso que eu fiz questão de vir até aqui nessa coletiva hoje", afirmou. O secretário é uma das principais autoridades da pasta e está à frente, ao lado do ministro e do secretário-executivo, do combate ao coronavírus. No início da coletiva, Oliveira não comentou sobre o assunto e falou apenas informações técnicas.

Mandetta chegou a alegar que deixa o cargo em três situações. "Uma quando o presidente não quiser mais o meu trabalho, o segundo é quando, eventualmente, não temos como saber, eu pego uma gripe dessa e tenho que ser afastado por forças alheias à minha vontade. Terceiro, quando eu sentir que o trabalho que eu faço não é mais necessário. Todas as alternativas são válidas", comentou.

"Não é desconhecido que há um descompasso entre o Ministério da Saúde...a gente colocou e deixa claro que a gente vai trabalhar até 100% do limite das nossas possibilidades. Enquanto eu estiver no Ministério da Saúde, aquele povo vai trabalhar. O Wanderson que veio com um papel, mandei devolver para ele do jeito que chegou. Entramos juntos e vamos sair juntos. É aguardar o entendimento das coisas", completou.

>> Mandetta reúne equipe e comunica que será demitido ainda esta semana, diz jornalCarta de demissão

"A gestão do Mandetta acabou". Foi esse um trecho da mensagem enviada à equipe do Ministério da Saúde pelo secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, que pediu demissão do cargo nesta quarta-feira (15). A mensagem foi divulgada pela jornalista Andréia Sadi, da Rede Globo. No início do texto, Wanderson avisa que se reuniu com o ministro Luiz Henrique Mandetta nessa terça-feira (14) e a saída do chefe do Ministério da Saúde "está programada para as próximas horas ou dias".

Segundo informou o secretário, o cargo será entregue "assim que a decisão sobre o Mandetta for resolvida". Wanderson de Oliveira ainda disse que indicou o diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, Gerson Pereira, para ser o secretário interino. "Ele é um profissional excelente e vai dar seguimento a tudo que estamos fazendo", continuou.

Leia a íntegra da mensagem

"Bom dia!
Finalmente chegou o momento da despedida. Ontem, tive reunião com o ministro e sua saída está programada para as próximas horas ou dias. Infelizmente, não temos como precisar o momento exato. Pode ser um anúncio respeitoso diretamente para ele ou pode ser um Twitter. Só Deus para entender o que o querem fazer.

De qualquer forma, a gestão do Mandetta acabou e preciso me preparar para sair junto, pois esse é um cargo eletivo e só estou nele por decisão do Mandetta. No entanto, por conhecer tão profundamente a SVS (Secretaria de Vigilância em Saúde), tenho certeza que parte do que fizemos na SVS vai continuar, pois é uma secretaria técnica e sempre nos pautamos pela transparência, ética e preceitos constitucionais.

A maioria da equipe vai permanecer e darão continuidade ao trabalho de excelência que sempre fizeram e para isso não precisam mais de mim.

Foi uma honra enorme trabalhar mais uma vez com você. Para que não tenhamos solução de continuidade, indiquei o meu amigo querido Gerson Pereira para ficar de secretário interino. Ele é um profissional excelente e vai dar seguimento a tudo que estamos fazendo.

Vou entregar o cargo assim que a decisão sobre o Mandetta for resolvida. Todos estão livres para fazer o que desejarem.

Tenho certeza que a SVS continuará grande e será maior, pois vocês é que fazem ela acontecer. Minhas contribuições foram pontuais e insignificantes, perto do que essa Secretaria é como uma só equipe. A SVS é minha escola e minha gratidão por ter trabalhado com você será eterna. Muito obrigado por me permitir estar Secretário Nacional de Vigilância em Saúde. Jamais imaginei que seria o primeiro enfermeiro a ocupar tão elevado e importante cargo e o primeiro de muitos que virão.

Muito obrigado!"

Mandetta comunica que será demitido ainda esta semana

Na noite dessa terça-feira (14), durante uma conversa com o Ministério da Saúde, o ministro Luiz Henrique Mandetta teria dito que o presidente Jair Bolsonaro já está em busca de uma pessoa para substituí-lo, e que será demitido ainda nesta semana.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, Bolsonaro e Mandetta estão em um impasse. Durante as coletivas de imprensa para divulgar os dados da doença, o ministro se mostra a favor do isolamento social de todos os grupos, posição também defendida pelo secretário de Vigilância em Saúde, enquanto que o presidente é a favor do isolamento seletivo, apenas para pessoas do grupo de risco.

Comentários

Últimas notícias