Pandemia

Coronavírus: Em reunião do G20, Teich defende combater fake news com comunicação adequada

Reunião foi realizada neste domingo (19)

Larissa Lira Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Larissa Lira
Estadão Conteúdo
Publicado em 19/04/2020 às 13:37 | Atualizado em 19/04/2020 às 13:38
MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL
Nelson Teich deseja conhecer o comportamento do vírus tarefa que milhares de pesquisadores já trabalham desde janeiro. - FOTO: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

Num dos primeiros compromissos como o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, mencionou o trabalho do governo federal para combater e conter o coronavírus no País durante a reunião virtual dos ministros da Saúde do grupo das 20 maiores economias do globo (G20), realizada mais cedo neste domingo (19).

Ele também se mostrou preocupado com a circulação do volume de informações erradas, segundo trechos do discurso enviados pelo Ministério da Saúde ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), e defendeu iniciativas para estimular a comunicação adequada e combater as chamadas fake news. "Isso é um problema", avaliou no encontro.

Teich salientou a importância de ações de combate à doença em níveis Estadual e municipais e de distribuição de material hospitalar, testes, inaladores, acrescentando que medidas nesse sentido contaram com o equivalente a US$ 2 bilhões do governo federal.

Novo ministro da Saúde

Após demissão de Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde, nessa quinta-feira (16), Nelson Teich tomou posse do cargo de ministro da Saúde na sexta-feira (17).

A escolha de Teich foi considerada internamente no governo como uma vitória do secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, e do empresário bolsonarista Meyer Nigri, dono da Tecnisa. Os dois foram os principais apoiadores de seu nome para o cargo.

Nelson Luiz Sperle Teich é oncologista, formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UFRJ), e empresário do setor da saúde. Em 2018, atuou como consultor informal na campanha eleitoral de Jair Bolsonado (Sem partido), e, na época, até chegou a ser cotado para o cargo, que foi ocupado por Mandetta.

Comentários

Últimas notícias