AMAZONAS

Detentos se rebelam em Manaus e agentes são feitos de refém em presídio

Presos alegam que estão em condições desumanas e reivindicam melhorias no sistema prisional

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 02/05/2020 às 12:01 | Atualizado em 02/05/2020 às 12:02
REPRODUÇÃO
Motim acontece na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), localizada em Manaus, no Amazonas - FOTO: REPRODUÇÃO

Detentos da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), localizada em Manaus, no Amazonas, iniciaram uma rebelião por volta das 6h deste sábado (2). No momento, sete agentes penitenciários são feitos de refém pelos detentos. Através de vídeo, eles reivindicam melhorias no sistema prisional, como energia, colchões, ventiladores, alimentação boa e remédios para os detentos doentes, alegando que estão condições desumanas. Não se sabe se há mortos. As informações são do UOL.

Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), de Manaus, o motim teve início durante a entrega do café da manhã, quando internos serraram a grade de duas celas e fizeram os agentes de socialização de reféns. Os presos queimaram colchões.

Os presos estão em cima dos muros, segurando um lençol com nome de facção criminosa, com pedaços de madeira nas mãos. Eles exigem a presença da imprensa e dos direitos humanos.

O Corpo de Bombeiros do Amazonas informou que há três viaturas no local com o apoio a Seap, sendo um carro de combate a incêndio, uma unidade de resgate e o comandante de socorro.

O Grupo de Intervenção Penitenciária (GIP) e forças de segurança da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) — Rocam, COE, Batalhão de Choque, Companhia de Cães — estão no local e já iniciaram as negociações.

Segundo informações preliminares, um responsável dos direitos humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Amazonas está a caminho para tentar uma negociação com os presos.


Comentários

Últimas notícias