lockdown

Veja lista dos 10 municípios do Pará que vão adotar o lockdown

O decreto de lockdown vai começar a valer ainda nesta semana, a partir da próxima quinta-feira (7) e vai até o domingo (10) de forma "educativa". Depois, as punições em caso de descumprimento serão aplicadas

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 05/05/2020 às 19:19 | Atualizado em 05/05/2020 às 19:45
Geraldo Magela / Agência Senado
Governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), faz um apelo a população para manterem o isolamento social, após testar positivo para o novo coronavírus. - FOTO: Geraldo Magela / Agência Senado

Para aumentar os índices de isolamento social em decorrência da pandemia do coronavírus em dez municípios do Pará, o governador Helder Barbalho (MDB), anunciou o decreto de lockdown nesta terça-feira (5).

De acordo com informações do governo, a medida deve passar a funcionar ainda nesta semana, partir da próxima quinta-feira (7) até domingo (10), como forma "educativa". Depois, as punições em caso de descumprimento serão aplicadas.

>> Entenda o que é um lockdown durante a pandemia do coronavírus

O Estado é o segundo no Brasil a adotar esta medida; o primeiro foi a Grande São Luís, região metropolitana do Maranhão, que iniciou o bloqueio total nesta terça-feira (5). Fortaleza também anunciou o endurecimento das medidas de isolamento até 20 de maio, mas sem utilizar o nome 'lockdown'.

>> Veja como funciona o lockdown no Maranhão, que teve início nesta terça-feira (5)

>> Emprego de tropa para lockdown em Pernambuco só com aval da Defesa, diz Comando Militar

No entanto, o governador informou que as atividades essenciais não serão fechadas. "Mas, quem procurar algum serviço próximo de casa ou for trabalhar, levar identidade com foto, carteira de trabalho ou funcional, pois estaremos fazendo bloqueio de vias, fiscalização nas ruas. Quem estiver sem máscaras também estará proibido de circular".

>> Parlamentares repercutem possibilidade de lockdown no Grande Recife

Segundo o governo, o bloqueio total é para tentar atender as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que indica o índice de isolamento social em pelo menos 70%. No Estado, na última segunda-feira (4), a taxa atingiu 48,27% e, segundo o último boletim, Belém atingiu 51,1%.

>> Se Estado não articular antes, ajuda federal vira apenas troca de correspondência

A determinação também deve limitar a circulação de pessoas nos sete municípios da região metropolitana e três no interior.

Veja lista com os 10 municípios:


- Belém
- Ananindeua
- Marituba
- Benevides
- Castanhal
- Santa Bárbara do Pará
- Santa Izabel do Pará
- Vigia (nordeste)
- Santo Antônio do Tauá (nordeste)
- Breves (Marajó)

Decreto

Segundo o governo, o decreto ainda será publicado no Diário Oficial do Estado.

O governador afirmou que o funcionamento ficará restrito a atividades essenciais, como supermercados, alimentação, bancos, farmácias, casas lotéricas, feiras livres. E apenas um membro da família deve fazer as comprar e ser atendido por vez nos serviços essenciais.

Comentários

Últimas notícias