teste em massa

Brasil fará teste em massa para orientar ações de combate ao coronavírus

'Diagnosticas para Cuidar' é uma iniciativa que tem o objetivo de realizar 46 milhões de teste no Brasil para conhecer melhor a doença e, dessa forma, buscar medidas mais eficazes de proteção

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 07/05/2020 às 20:05 | Atualizado em 07/05/2020 às 20:43
MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL
Ministro da Saúde, Nelson Teich - FOTO: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

O Ministério da Saúde divulgou uma nova estratégia para ampliar a capacidade de monitoramento do novo coronavírus no Brasil. Chamada de Diagnosticar para Cuidar, essa iniciativa tem o objetivo de realizar 46 milhões de testes, o que representa 22% da população brasileira, para conhecer melhor a doença e, assim, elaborar medidas mais eficazes de proteção da sociedade, como afirma o secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.

>> Ministério da Saúde apresenta programa de testagem do coronavírus na população

“Localmente se tenha um sistema de vigilância eficaz e capaz de identificar novos focos de transmissão. E minimizar, com isso, impactos de formas graves e a mortalidade. Além de buscar proteger os grupos de maior vulnerabilidade; isolar adequadamente quem realmente precisa ser isolado, que são as pessoas doentes e seus contatos; e auxiliar no atendimento, em uma prestação de serviço ao cidadão de modo adequado pelo sistema de saúde, seja público ou privado”.

>> Ministério da Saúde diz agora que pico da covid-19 ocorrerá 'entre maio e julho'

Essa estratégia é dividida em duas ações: uma é a “Confirma COVID-19”, que identifica o vírus até sete dias do início dos sintomas e que só vai testar quem apresenta sintomas da doença; e a outra é a “Testa Brasil”, que identifica o vírus a partir do oitavo dia dos sintomas mas vai examinar, também, quem não apresenta sinais do coronavírus. Os resultados desses testes vão ajudar nas orientações do Ministério da Saúde, sobre como proceder em relação à doença, como afirma Wanderson Oliveira.

>> Nelson Teich recomenda lockdown e pede: 'Não transformem a flexibilização em uma disputa politica'

“Para isso é necessário realizar um número grande de testes para controle da transmissão e, também, para compreensão do padrão da epidemia que o ministro sempre cita. Estamos estudando cada localidade de acordo com a sua realidade”.

Essa estratégia de ampliação de testes é baseada no trabalho que foi feito na Coreia do Sul, e terão unidades volantes e fixas para a realização dos testes por todo o País.

Comentários

Últimas notícias