Orientações

Anvisa alerta sobre aumento nos casos de intoxicações por produtos de limpeza no Brasil; veja como se prevenir

De acordo com o órgão, os CIATox registraram um aumento de 23,3% no número de casos em adultos

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 18/05/2020 às 7:55
CORTESIA
REFLEXOS Arrefecimento da pandemia fez cair o uso de material de limpeza, o que impactou a indústria do setor - FOTO: CORTESIA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou um alerta, por meio de uma nota técnica, orientando sobre o uso doméstico e o armazenamento inadequado de produtos de limpeza, como desinfetantes, água sanitária e detergentes. De acordo com o órgão, os Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) registraram um aumento de 23,3% no número de casos em adultos se comparado com o mesmo período de 2019 (de janeiro a abril) e de 33,68%, em relação a 2018.

Entre janeiro e abril de 2020, foram registrados 1.540 casos de intoxicação por produtos de limpeza em adultos, enquanto o número foi de 1.940 em crianças, com aumento de 6,01% e de 2,7% em relação a 2019 e 2018, respectivamente. "Como pode ser observado, os casos envolvendo crianças possuem um quantitativo maior em relação ao adulto, este dado certifica o que já existe na literatura sobre exposição tóxica a substâncias químicas, de que os acidentes domésticos são mais frequentes com o público infantil", diz a nota técnica.

A Anvisa diz, ainda, que não há informações que comprovem o vínculo entre a exposição aos produtos de limpeza e os esforços para fazer a higienização dos objetos devido à pandemia do novo coronavírus, porém, "parece haver uma associação temporal clara com o aumento do uso desses produtos". Em casos de intoxicação, a pessoa pode ligar para o CIATox, pelo número 0800-722-6001.

Após quase dois meses usando álcool e desinfetantes para higienizar a casa e as compras, o professor Mário Mélo começou a apresentar uma alergia nas mãos. "Procuro usar luvas, mas às vezes o produto bate no corpo ou a gente esquece desse cuidado. Minhas unhas ficaram muito doloridas e a área ao redor delas com vermelhidão", conta.

Veja algumas orientações básicas dadas pelo órgão

Aplique as seguintes regras para não se expor desnecessariamente:

1- Mantenha os produtos de limpeza fora do alcance de crianças e animais. Esses produtos podem atrair a atenção principalmente de crianças pequenas, entre 1 e 5 anos de idade.

2- Evite o armazenamento desses produtos em recipientes diferentes e não etiquetados.

3- Supervisione as crianças, não permitindo que elas acessem os ambientes onde esses produtos são guardados.

4- Não deixe detergentes e produtos de limpeza em geral embaixo da pia ou no chão dos banheiros.

5- Leia e siga as instruções descritas no rótulo de cada produto.

6- Evite a mistura de produtos químicos.

7- Garanta a ventilação quando for manusear um desses produtos destinados à limpeza, higienização e desinfecção.

8- Inutilize as embalagens vazias. Isso porque elas sempre ficam com resíduos, ou seja, restos dos produtos. Jogue fora as embalagens vazias, preferencialmente valendo-se do sistema de coleta seletiva, de modo a separá-las do lixo orgânico.

9- Em caso de emergências toxicológicas, não provoque vômito. Tenha em mãos o número do Centro de Informação e Assistência Toxicológica, o CIATox: 0800-722-6001.

Comentários

Últimas notícias