Dia dos Namorados

Com isolamento, casais se reinventam para manter uma rotina mesmo a distância

Com a covid-19, muitos casais tiveram que abrir mão de estar perto, beijar, abraçar e sentir o calor humano da pessoa amada.

Larissa Lira
Cadastrado por
Larissa Lira
Publicado em 12/06/2020 às 9:00 | Atualizado em 12/06/2020 às 10:25
CORTESIA
Por comemorar o aniversário do namorado à distância, Douglas buscou formas alternativas de ficar o mais 'próximo' possível. - FOTO: CORTESIA

Um relacionamento é composto por diversos sentimentos e sensações, mas se há algo que dá o tempero especial é o toque. É estar perto, sentir o calor humano, beijar, abraçar e perceber nos pequenos detalhes o quanto é bom estar junto de quem se ama. Mas, diante do confinamento causado pela pandemia do novo coronavírus, muitos casais tiveram que abrir mão dessas 'regalias'. Djavan canta desde 1999 que "um amor puro não sabe a força que tem", porém, neste ano, muitos casais descobriram esse poder ao buscar formas alternativas para aprender a lidar com a distância. Inclusive, no Dia dos Namorados, comemorado nesta sexta-feira (12).

» Dia dos Namorados em meio à pandemia: faça um jantar romântico ao som de Melim e Nando Reis

» Casais aderem às plataformas de compras online para presentear no Dia dos Namorados

» As orientações do Procon para o Dia dos Namorados

Este é o caso do estudante de engenharia mecânica Caio Cabral e da sua namorada, Clara Albuquerque, e do professor de inglês e artista Douglas Ramos e do seu namorado que estão há mais de três meses distantes. 

Namorando há 1 ano e dois meses, o casal Caio e Clara era acostumado a se ver constantemente, já que os dois estudam na mesma faculdade. O programa favorito, como relata Caio, era sair para comer. "Nós saíamos bastante. Íamos experimentar as cafeterias, comer sushi e tomar um bom vinho".

CORTESIA
Casal Caio Albuquerque e Clara - CORTESIA

Impedidos de realizarem as programações por conta do confinamento e separados por 33 quilômetros de distância, a criatividade começou a fazer parte da rotina. "Tentamos conversar o máximo possível todas as horas do dia. Tentamos transmitir o amor de uma forma diferente, comprando presentes surpresa um para o outro pela internet e mandando entregar, além de fazermos videochamadas. No começo, até assistíamos uma série juntos e comentávamos depois", exemplifica.

A distância que separa Douglas do seu namorado é ainda maior. Com o aumento dos casos da covid-19 em Recife, seu parceiro voltou para Carpina, na Zona da Mata Norte, sua cidade natal. A programação dos dois antes da quarentena divergia entre aproveitar a calmaria do lar e a movimentação do Marco Zero e outros lugares agitados do Recife, para haver o equilíbrio entre a personalidade dos dois. Para manter a rotina do relacionamento, o casal se fala diariamente. "Estamos mantendo o vínculo de ligação todos os dias com mensagens sempre ao acordar e ao dormir, assim tentamos manter um pouco da rotina que tínhamos antes", afirma Douglas. 

O que mais faz falta

Estar perto e ter o calor humano da pessoa amada é o que mais faz falta, segundo os casais. "O abraço, o beijo, o olho no olho, as risadas, a comida feita pelo outro, a troca de carinho. Isso é o que mais me faz falta", diz Caio.

Juntos há dois anos, o que mais faz falta para Douglas é o abraço acalmador, os conselhos e as conversas olho a olho sobre o dia com o seu amado. Sobre o namoro 'forçado' a distância, ele relata que o mais difícil é passar datas especiais longe, como aniversário e, claro, Dia dos Namorados. "É horrível ficar separado. Estou morrendo de saudade dele, do abraço, do calor humano. Tentamos ficar o mais próximo possível, com ligação, vídeoconferência, mas nada supre estar um ao lado do outro", desabafa. 

Laços mais fortes

Mesmo com toda a saudade de estar junto, Caio acredita que toda a distância contribui para o relacionamento ficar ainda mais forte. "As demonstrações de amor e carinho que aconteciam lado a lado, tiveram que tomar nova forma. Fica nítido o amor pelo outro, quando mesmo com a distância, o sentimento é demonstrado. Seja por vídeochamada, um presente surpresa entregue em casa ou uma conversa que faz a gente dormir com aquele quentinho no coração", completa. 

Para a terapeuta familiar e de casal Sandra Soares, procurar formas alternativas para manter o relacionamento durante essa fase tornam os laços amorosos mais fortes. "Os casais que tentam manter o vínculo, a rotina e buscam formas diferentes de surpreenderem o parceiro durante o confinamento, mesmo com a distância, tendem a ter laços mais fortes quando tudo isso passar. Claro que haverão as brigas e os desentendimentos, até porque é um momento que afeta todos nós, mas buscar alternativas para passar por tudo isso junto, torna a relação muito mais estável", explica. 

Buscar alternativas foi o que fez Douglas no aniversário do namorado. "Com a quarentena não pude dar os presentes que planejei fisicamente. Sou artista e fiz um quadro para ele. Também fiz um carta digital, peguei nossas fotos juntos, postei às 00h, além de contar com a ajuda de um amigo nosso para fazer uma montagem na nossa foto com uma arte de Van Gogh. Os presentes físicos estão aqui guardados para ele receber quando tudo isso passar", declara. 

Dia dos Namorados

Para o Dia dos Namorados, os casais planejam comemorar da mesma forma: cada um em sua casa, mas com algo especial para data. O conselho do infectologista Gabriel Serrano para os casais que não moram juntos é o mesmo. "Como diria meu avó, 'de longe também se ama'. Então é aconselhável que os casais que estejam isolados continuem dessa forma. Para os que moram juntos e querem fazer algo especial, como um jantar, por exemplo, a recomendação é utilizar máscara ao ir no supermercado ou em qualquer outro lugar. Já para aqueles que irão pedir algo, a higienização das embalagens também é recomendada", ressalta.  

 

CORTESIA
Casal Caio Albuquerque e Clara - FOTO:CORTESIA

Comentários

Últimas notícias