Covid-19

Coronavírus já havia chegado ao Brasil em novembro, aponta estudo

Evidência descoberta em estudo da UFSC, durante análise do esgoto da cidade de Florianópolis, pode ser a mais antiga registrada nas Américas

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 02/07/2020 às 17:17 | Atualizado em 02/07/2020 às 18:51
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
A pesquisa ainda precisa ser validada - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Cientistas da Universidade Federal de Santa Catarina encontram evidências de que o novo coronavírus (covid-19), descrito oficialmente em 31 de dezembro de 2019, na China, já estava circulando no Brasil em novembro do mesmo ano. Em uma amostra do esgoto de Florianópolis, em Santa Catarina, durante o mês de novembro, os pesquisadores indicam a presença do vírus. Um estudo semelhante com amostra de esgoto na China indica a presença do novo coronavírus ainda em outubro do ano passado.

>> Ainda não é possível saber se haverá vacina eficiente para o coronavírus, diz OMS

>> Brasil deve adotar estratégia abrangente contra covid-19, diz OMS

>> "Não podemos baixar a guarda" diz OMS sobre novo vírus achado em porcos na China

>> Dexametasona a pacientes graves da covid-19 'salva vidas', diz OMS

O primeiro caso oficialmente reportado nas Américas data de 21 de janeiro de 2020, nos Estados Unidos. Antes desse estudo, acreditava-se que a covid-19 tinha chegado ao Brasil entre o final de fevereiro e o começo de março deste ano. O estudo indica que o novo coronavírus chegou às Américas dois meses antes do que se sabia pelas autoridades sanitárias. 

A nova pesquisa é chamada de "SARS-CoV-2 in Human Sewage in Santa Catarina, Brazil, November 2019" e é assinada por 14 pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, da Universidade de Burgos, na Espanha, e da startup brasileira de saúde BiomeHub.

A pesquisa ainda precisa passar pela revisão de pares, uma validação da comunidade científica que atesta a credibilidade dos dados de uma pesquisa.

Comentários

Últimas notícias