REABERTURA

Na flexibilização, 'marombeiros' fazem filas em frente às academias; clientes tentam cancelar planos, no Rio

Academias foram reabertas no Rio, mas seguindo uma série de protocolos

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 02/07/2020 às 22:58 | Atualizado em 02/07/2020 às 23:07
MAURO PIMENTEL / AFP
O Rio de Janeiro é o segundo Estado brasileiro mais afetado pela pandemia - FOTO: MAURO PIMENTEL / AFP

Em meio à pandemia do novo coronavírus, uma fileira de pessoas com trajes de ginástica foi formada na rua Riachuelo, bairro da Lapa, Centro do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (02). A quantidade de pessoas chamava atenção. Eram 'marombeiros' que estavam bastante ansiosos para curar a abstinência da musculação.

>> Veja o panorama da pandemia no Brasil

Além disso, também teve gente que estava querendo cancelar o plano da academia. Os estabelecimentos adotaram um esquema de agendamento dos clientes por faixas de horário para evitar aglomeração, tentando impedir o contágio pelo novo coronavírus, que já atingiu quase 1,5 milhão de pessoas no Brasil. No Rio de Janeiro, o segundo Estado brasileiro mais atingido por essa pandemia, 116.823 pessoas contraíram o novo coronavírus e 10.332 pessoas perderam a vida por causa da covid-19.

Além disso, bares e restaurantes que reabriram as portas nesta quinta tiveram pouca procura e mantiveram as entregas em alta.

"Eu estava fazendo musculação em casa, mesmo. Até comprei pesos novos e instalei uma barra fixa no corredor. Mas não é igual à academia. Agendei logo que abriram os horários", afirmou o contador Érico Luiz Valperto, de 38 anos, ao jornal O Globo. Ele malhou na quarta-feira (1º) em uma academia na Barra da Tijuca.

Para o estudante universitário Ricardo Giorgio, 20, o sentimento foi diferente. Depois de meses sem ir à academia, ele acordou cedo e se encaminhou até uma unidade da rede de academias com um outro objetivo: cancelar seu plano.

"Fiquei meia hora na fila para conseguir cancelar. Tinha umas 20 pessoas fazendo o mesmo. Tem muita gente insatisfeita com o relacionamento que eles têm com os clientes", argumentou.

Rigidez

As academias no Rio de Janeiro adotaram regras bastante rígidas de distanciamento social e medidas sanitárias. Por isso, as salas deverão estar muito menos lotadas durante as aulas coletivas e não se deverá ver cinco pessoas revezando um aparelho de musculação. Tudo isso, é para evitar que a retomada das atividades físicas resulte em um aumento no número de casos da covid-19 no Estado.

MAURO PIMENTEL / AFP
Academias deverão preservar distância de 6,25 metros quadrados por pessoa - MAURO PIMENTEL / AFP

Na rede Bodytech, foi adotado o agendamento prévio dos clientes. Os equipamentos foram reposicionados para respeitar a distância mínima recomendada. A rede ainda criou um protocolo detalhado para nortear o retorno das atividades. O objetivo da rede é conseguir, agora nos primeiros dias, o Selo de Conformidade da Prefeitura, que é concedido aos estabelecimentos que respeitam as regras.

"O desafio do novo mercado é conquistar a sensação de segurança do cliente. Não adianta ter um produto bom com a sensação de segurança ruim. É a certeza de estar num ambiente seguro que vai fazer o cliente voltar e indicar amigos. Mesmo nas unidades que funcionam dentro do shopping, onde há aferição de temperatura na entrada, vamos aferir novamente a temperatura dos clientes ao entrarem na academia. Todos os equipamentos estão demarcados garantindo a distância de dois metros dos clientes. Há múltiplos polos de álcool em gel, e a equipe de limpeza está orientada a higienizar os equipamentos após cada uso", disse Marcelo Vianna, diretor de operações da Bodytech.

O distanciamento nas áreas de circulação deverá ser de, no mínimo, dois metros. A capacidade total da academia será reduzida de forma que haja seis metros quadrados por pessoas, levanto em consideração a área total do estabelecimento. A princípio, as aulas coletivas não vão retornar. Quando isso acontecer, será evitado o contato físico. Spas, saunas e espaço para crianças vão permanecer fechados. Lanchonete e lojas de roupas dentro de academias voltarão a funcionar no dia 14 de julho, desde que estejam quites com as regras da Prefeitura do Rio.

Volta precoce

A presidente da Sociedade de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro, Tânia Vergara, afirma que a volta das academias é precoce.

"Atividades que não são essenciais para a sociedade deveriam ser as últimas a serem retomadas. Embora eu compreenda que os donos das academias estejam numa situação difícil e que muitos possam até falir, acho que é arriscado nesse momento a reabertura das academias. Eu não sou contra reabrir (as atividades), mas sou contra abrir toda semana, sem dar o tempo necessário para a gente ver o que acontece. Temos pesquisadores muito bons trabalhando nisso e dando essa orientação para a prefeitura, então o melhor seria seguir conforme eles orientaram", alega.

Confira as regras para a reabertura das academias no Rio de Janeiro:

  • Atendimento só com agendamento;
  • Distância de 6,25 metros quadrados por pessoa;
  • Luta e dança sem contato físico;
  • Continuam proibidos sauna, spa e espaço para crianças;
  • Piscina podem ser usadas somente para aulas de natação;
  • Crossfit somente com equipamentos de fácil limpeza.

Tudo sobre a covid-19

» Saiba tudo sobre o novo coronavírus

» Estou com sintomas de coronavírus. O que fazer?

» Especialistas alertam sobre sintomas menos comuns do coronavírus

» Veja o que se sabe sobre a cloroquina e a hidroxicloroquina no combate ao coronavírus

» Veja locais do Recife que atendem pessoas com sintomas leves do novo coronavírus

» Vacina brasileira para o coronavírus entra em fase de testes em animais

» OMS esclarece que assintomáticos transmitem coronavírus: 'Questão é saber quanto'

MAURO PIMENTEL / AFP
Academias deverão preservar distância de 10 metros quadrados por pessoa - FOTO:MAURO PIMENTEL / AFP

Comentários

Últimas notícias