Covid-19

Veja locais do Recife que atendem pessoas com sintomas leves do novo coronavírus

As unidades irão passar a ser referência no atendimento de pacientes com sintomas respiratórios dentro da Atenção Básica

Larissa Lira
Cadastrado por
Larissa Lira
Publicado em 20/05/2020 às 18:20 | Atualizado em 20/05/2020 às 19:12
ANDRÉA RÊGO BARROS / PCR
Serão 20 unidades distribuídas pelo Recife - FOTO: ANDRÉA RÊGO BARROS / PCR

Para não sobrecarregar os hospitais, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que quem estiver com sintomas menores do novo coronavírus não busque as emergências médicas. Atento a esse grupo de possíveis doentes, a Prefeitura do Recife disponibilizou 20 unidades de referência para atender pacientes com suspeita ou sintomas leves da covid-19.

>> Isolamento social registra queda discreta, na terça, nas cinco cidades que estão em lockdown em Pernambuco

>> As imagens dos centros urbanos do Grande Recife em meio ao lockdown  

>> Aglomeração e falta de fiscalização ainda é o quadro na periferia de Olinda em meio ao lockdown

>> Novos casos na China indicam que o coronavírus pode estar em modificação

>> Mesmo com coronavírus, Paulo Câmara participará de reunião com Bolsonaro

A informação foi dada nesta quarta-feira (20), pelo secretário de saúde do município, Jailson Correria. As unidades irão passar a ser referência no atendimento de pacientes com sintomas respiratórios dentro da Atenção Básica, para desafogar os Serviços de Pronto Atendimento (emergências) da rede municipal.

Nessas unidades, cujo atendimento está acontecendo das 7h às 19h, os profissionais utilizam um sistema eletrônico próprio para organização de fluxo, classificação de risco de acordo com a gravidade e registro de atendimento dos pacientes com sintomas respiratórios. Na área de espera, os pacientes ficam sentados em cadeiras afastadas, além de receber orientação sobre prevenção da covid-19. 

Para que a maior parte das unidades de referência foque no atendimento a pessoas com suspeita da covid-19, os outros tipos de atendimentos que elas ofereciam, como vacinação, foram realocados para outras unidades. Em algumas delas, todos os atendimentos serão feitos na própria unidade, mas a entrada dos pacientes com suspeita da nova doença é separada das demais. Confira a lista das unidades:

Casos em Pernambuco 

Na manhã desta quarta-feira (20), a Secretaria de Saúde do Estado confirmou mais 1.318 novos casos de covid-19. Desse total, 518 são casos graves da doença e outros 800 são pacientes que foram diagnosticados com quadro leve da infecção. Agora, Pernambuco totaliza 22.560 casos já confirmados, sendo 11.018 graves e 11.542 leves. Além disso, foram confirmados laboratorialmente 93 óbitos nas últimas 24 horas. Com isso, o Estado totaliza 1.834 mortes pela doença. 

>> Pernambuco confirma mais de 1,3 mil novos casos de coronavírus em 24 horas; 1,8 mil mortes já foram registradas

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias