dragão azul

Molusco conhecido por 'dragão azul' é encontrado em Salvador

De acordo com o Ibama, esse é o primeiro registro do animal na Bahia

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 04/08/2020 às 15:59 | Atualizado em 04/08/2020 às 16:36
REPRODUÇÃO/TWITTER
Molusco 'dragão' foi encontrado na praia de Jaguaribe, em Salvador - FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

Pequeno e com cores chamativas, um molusco conhecido como 'dragão azul' foi encontrado por um salva-vidas na praia de Jaguaribe, em Salvador. O animal é predador das caravelas e não oferece perigo ao ser humano. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), esse foi o primeiro registro do animal nas praias da Bahia.

No entanto, as aparições do molusco que vive no Oceano Atlântico têm sido frequentes nos últimos anos. O especialista em animais marinhos e professor da Universidade Federal de Alagoas/Penedo, Cláudio Sampaio, informou que as aparições podem ter relação com os ventos de sul e de leste, frequentes no inverno.

"Nesse momento, o dragão azul pode estar nessas regiões, então, no ano passado, ele foi encontrado em Pernambuco. Já foi encontrado em Alagoas e bastante na Bahia, neste ano. Em 2009, eu encontrei oito em Praia do Forte".

O especialista falou ainda que, apesar dos raros registros, o animal está "amplamente distribuído". "Ou seja, embora ele tenha registros em Pernambuco, na Bahia, em Alagoas e até no Rio Grande do Sul, são registros pontuais".

Pernambuco

O animal apareceu na praia de Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco em julho de 2019. Ele foi encontrado por um banhista a poucos metros da praia.

Na ocasião, o banhista informou que devolveu o animal à água e não teve coragem de tocar e achou que seria venenoso. Contudo, o molusco não oferece risco aos humanos e a orientação é que ele seja devolvido à água quando encontrado.

Comentários

Últimas notícias