INGLATERRA

Gata siamesa é o primeiro animal infectado pelo coronavírus no Reino Unido

O animal foi diagnosticado inicialmente com herpes felino

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 28/07/2020 às 11:57 | Atualizado em 28/07/2020 às 12:01
ILUSTRATIVA: PIXABAY
A gata apresentou sintomas como falta de ar e secreção nasal - FOTO: ILUSTRATIVA: PIXABAY

com informações do UOL

O Reino Unido registrou o primeiro caso de coronavírus em um animal. Uma gata siamesa foi infectada pelo vírus no sul da Inglaterra. Segundo a BBC, acredita-se que o animal, que apresentou sintomas como falta de ar e secreção nasal, contraiu o vírus após seu dono ser infectado. Os dois contraíram a doença em maio e já se recuperaram.

» Entenda a diferença entre o coronavírus humano e os coronavírus em animais

O animal foi diagnosticado por um veterinário particular, inicialmente, com herpes felino no mês de maio. No entanto, em junho, um programa do Glasgow Center for Virus Research analisou amostras coletadas de outros gatos e concluiu que o animal havia sido infectado pela covid-19.

Segundo a diretora veterinária do Reino Unido, Chistine Middlemiss, esse tipo de contaminação "é muito raro", e que "não há evidências que sugiram que os animais transmitam diretamente o vírus aos seres humanos".

Gatos infectados nos Estados Unidos

Em abril, dois gatos foram diagnosticados com o coronavírus em Nova York, nos Estados Unidos. De acordo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), os animais apresentaram sintomas respiratórios leves.

Os especialistas acreditam que os gatos possam ter contraído o vírus a partir do contato com humanos. Os animais não vivem na mesma casa, e o dono de um deles já havia sido infectado pela covid-19 anteriormente. A CDC informou também que não há evidências que os animais possam transmitir o novo vírus para humanos, mas é recomendado que os donos evitem que os pets tenham contato com pessoas e outros animais.

Comentários

Últimas notícias