Sol, praia e aglomeração no Sudeste

CORONAVÍRUS Rio e SP tiveram sábado de muita gente no litoral

Cadastrado por
Agência Estado
Agência Estado
Agência Estado
Publicado em 13/09/2020 às 2:00
BRUNO MARTINS/FUTURA PRESS
RIO 40 GRAUS Praia cheia mesmo com restrições na Cidade Maravilhosa - FOTO: BRUNO MARTINS/FUTURA PRESS
Leitura:

Sob sol intenso, calor de 31°C e sensação térmica ainda maior, as praias da zona sul do Rio de Janeiro lotaram novamente neste sábado, 12, embora menos do que no final de semana anterior, que emendou com o feriado da Independência do Brasil e permitiu que, com três dias de folga, mais turistas visitassem ao Rio.

Mesmo com menos gente, a aglomeração voltou a acontecer neste sábado pelo menos nas praias de Copacabana e Ipanema.Desde março, está proibido permanecer na areia das praias do Rio, e a prefeitura alega que tem fiscalizado regularmente os locais. Mas o jornal O Estado de S. Paulo não encontrou nenhuma fiscalização enquanto circulou por essas praias, das 14h30 às 15h15 deste sábado. Procurada, a prefeitura não se manifestou.

Na sexta-feira, o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) cogitou liberar o acesso do público aos estádios, em jogos de futebol, como forma de reduzir a lotação das praias. Por enquanto, os jogos de futebol têm acontecido sem torcida.

"Nossa esperança é que as pessoas, indo para os estádios no domingo, não vão para a praia. Estamos tentando combinar, até antecipar os horários dos jogos um pouco. No estádio tem espaçamento e todos de máscara direitinho", afirmou o prefeito.

A ideia da prefeitura é que o Maracanã, que tem capacidade para quase 79 mil pessoas, fique limitado a receber de 10 mil a 12 mil lugares - cerca de 15% da lotação. Mas essa proposta ainda está em análise.

Outra medida anunciada na sexta-feira pelo prefeito para tentar reduzir o número de banhistas foi a proibição de estacionamento de automóveis ao longo de toda a orla do município, aos sábados, domingos e feriados. Nada capaz de impedir a aglomeração que se repetiu neste sábado.

SÃO PAULO

Com previsão de temperatura na casa dos 35ºC, turistas e moradores de Santos e Guarujá também decidiram ir às praias neste fim de semana. Em Santos, moradores e turistas foram às praias, muitos apenas para caminhar na beira d´água, já que estão proibidos os guarda-sóis e cadeiras na areia. Mas alguns descumpriram a regra e se concentravam principalmente nas áreas onde estão os coqueiros ou perto dos jardins. Ambulantes não podem colocar carrinhos na areia.

No início da tarde, Natália Kariny Medanha Ventura aproveitava a praia na companhia da filha Marjorie, de 12 anos, e do sobrinho Gustavo, 7.

Moradora de Salvador, ela está em Santos para visitar os pais. "Olha, eu vi muita gente sem máscara hoje. Eu e as pessoas que estão comigo estamos usando. Acho que nessa hora o mais importante é cada um fazer sua parte", disse.

Muita gente na praia não usava máscara e preferiu não falar sobre regras de distanciamento. Ao serem abordados, um grupo com dois homens, duas mulheres e uma criança, todos da mesma família e que conversavam tranquilamente embaixo de um coqueiro, na areia da praia, encerraram a conversa.

Comentários

Últimas notícias