podcast

Podcast LGPD na Prática estreia nesta quinta com dicas de como se adequar à lei

O podcast LGPD Na Prática ajuda empresas e pessoas a se adequarem à nova Lei Geral de Proteção de Dados

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 24/09/2020 às 12:15
Arte JC
Marcílio Braz ancora o podcast LGPD na prática, na Rádio Jornal - FOTO: Arte JC
Leitura:

Quando muita gente ainda esperava pelo adiamento da Lei Geral de Proteção de Dados, a norma acabou entrando em vigor no último dia 18 de setembro, após sanção do presidente Jair Bolsonaro. Para ajudar empresas e pessoas a se adequarem à essa nova realidade, e mais ainda, como ter melhor controle e proteção dos seus dados, estreia nesta quinta-feira (24), o podcast LGPD Na Prática, produzido pelo Sistema Jornal do Commercio em parceria com a Privacy Academy.

No programa, o advogado e profissional de TI Marcílio Braz, que há alguns anos ministra cursos sobre o tema, conversa com a jornalista Mariana Dantas sobre os principais pontos da LGPD, suas exigências e punições para as empresas que não estiverem em consonância com a lei.

“Gosto de dizer que a LGPD deveria se chamada de Lei de Proteção de Pessoas, porque é uma lei para proteger os direitos das pessoas. Tivemos dois anos para nos prepararmos para isso, mas, infelizmente, acredito que menos de 5% das empresas e órgãos públicos do Brasil estão em conformidade com a lei, que tem uma abrangência enorme”, explica Marcílio Braz. Apesar da urgência do assunto, ele diz que o empresariado deve agora deve focar na implantação, e não pensar no tempo perdido.

A cada episódio do LGPD na Prática, no quadro "E Agora?", Marcílio pretende dar um passo a passo para que as empresas implementem rotinas de autorização de uso e armazenamento dos dados dos clientes ou usuários. Neste episódio de estreia, além de dicas importantes para os ouvintes, ele reforça a necessidade de todos lerem a lei (Nº 13.709). “É o primeiro passo”, brinca. O programa traz ainda uma entrevista com o professor e advogado Fabrício da Mota Alves, Data Protection Officer (DPO) pela Universidade de Maastricht, na Holanda, e representante no Senado do Conselho Nacional de Proteção de Dados da Privacidade.

LEIA MAIS:
LGPD: prazo de 15 dias é um cavalo de Troia na lei

A temporada está prevista para durar dez episódios, exclusivos para o digital, que poderão ser acessados no site da Rádio Jornal ou nas principais plataformas de podcast (Spotify, Apple, Deezer e Google).

PODCASTS EXLUSIVOS

"LGPD na prática" é o quarto podcast exclusivo da Rádio Jornal para os meios digitais. Você pode conferir a lista completa de conteúdos digitais aqui. Além desse focado na Lei Geral de Proteção de Dados, a Rádio Jornal oferece um podcast de humor, "Cindycast", estrelado por Cinderela, personagem criado pelo multi-artista Jeison Wallace. Outro conteúdo exclusivo é "Geraldo Freire e suas Histórias", inspirado no livro-biografia do comunicador e co-estrelado pelo jornalista Ciro Bezerra. A oferta de conteúdo recebe ainda uma contribuição de peso feita pelo Escrete de Ouro. "Na Cara do Gol" veio para substituir o NordestãoCast, sucesso durante a Copa do Nordeste, transmitida em Pernambuco pela TV Jornal/SBT.

Na área de podcasts do site da Rádio Jornal o ouvinte também pode conferir a íntegra dos principais programas que vão ao ar na emissora all news líder de audiência em Pernambuco, entre eles o Debate, o Passando a Limpo e o Consultório do Rádio Livre.

Comentários

Últimas notícias