fenômeno

Vídeo mostra queda de meteoro na Bahia; Pernambuco já teve casos similares

Evento na Bahia assustou moradores

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 27/10/2020 às 16:41 | Atualizado em 27/10/2020 às 16:51
REPRODUÇÃO/YOUTUBE
Fenômeno ocorreu nessa segunda-feira (26) - FOTO: REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Um meteoro do tipo bólido que passou pelo céu da Bahia na noite dessa segunda-feira (26) assustou moradores do interior do estado. O clarão pode ser visto nas cidades de Ipirá, Itaberaba e Ituberá. O evento foi registrado em vídeo e ainda não se sabe se ele foi visto em cidades pernambucanas.

» Veja o que é um meteoro do tipo bólido, que causou clarão visto no Sertão de Pernambuco

Segundo moradores da região, um clarão, como uma bola de fogo, foi visto no momento da chegada do meteoro. Além disso, as pessoas ouviram um grande estrondo. Veja o vídeo disponibilizado pela Brazilian Meteor Observation Network (BRAMON), uma organização sem fins lucrativos que opera uma rede de monitoramento de meteoros.

Em Pernambuco, há dois casos recentes de queda de meteoros do tipo bólido: um que ocorreu no dia 19 de agosto e outro que aconteceu no dia 15 de julho, ambos no Sertão do Estado. A queda do dia 19 de agosto, foi registrado por volta das 10h nos municípios de Santa Filomena, Belém de São Francisco, Floresta, Salgueiro e São José do Belmonte. O fenômeno deixou rastros e foi possível encontrar meteoritos na região, que na ocasião foram analisados por pesquisadores. 

Já em julho, moradores de cidades como Custódia e Sertânia, no Sertão do Moxotó, e Iguaracy, no Sertão do Pajeú, em Pernambuco ficaram assustados com a queda do meteoro e relataram, nas redes sociais, que observaram um clarão seguido de um forte barulho vindo do céu.

De acordo com o astrônomo James Solon, do Grupo de Astronomia de Pernambuco, a queda de meteoros do tipo bólido costumam ser raras e, até o momento, não há como prever sua aproximação da Terra. "São corpos pequenos, que mesmo podendo ter dezenas, centenas ou toneladas de massa, não conseguimos rastreá-los antes que cheguem à Terra", explicou o astrônomo.

O meteoro do tipo bólido é caracterizado por ter aproximadamente o tamanho de um melão, além de ser extremamente brilhante, causam ruídos e vibrações. Mesmo provocando um grande ruído, a queda de um bólido, dificilmente traz risco à população. "O objeto cai fragmentado, por isso, se cair perto de residências pode causar buracos no chão, causar danos em veículos, mas é muito difícil de acontecer. A probabilidade de ganhar na loteria é maior", garantiu.

Comentários

Últimas notícias