RELIGIÃO

Dia de São Judas Tadeu: conheça sua história e aprenda a oração para causas impossíveis

Segundo as escrituras sagradas, ele era primo de Jesus, e por isso é representado por uma imagem de Cristo no peito

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 28/10/2020 às 11:48 | Atualizado em 28/10/2020 às 12:07
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Missa em Igreja Católica - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

Apóstolo e mártir, São Judas Tadeu é conhecido como o padroeiro das causas impossíveis e é um dos santos mais populares no Brasil. Celebrado por devotos do catolicismo nesta quarta-feira (28), o santo foi um dos 12 apóstolos de Jesus, de acordo com a Bíblia. 

Por ter o mesmo nome que o traidor de Jesus, São Judas Tadeu era frequentemente confundido com Judas Iscariotes na Idade Média, por isso, muitos católicos não o invocavam. Ele começou a ser conhecido como santo das causas impossíveis quando passaram a espalhar a informação de que todos os que o invocavam, geralmente numa situação desesperadora, obtinha a graça.

Suas relíquias estão na Basílica de São Pedro, em Roma, juntamente com as de São Simão. Segundo as escrituras sagradas, ele era primo de Jesus, e por isso é representado por uma imagem de Cristo no peito. 

Em São José do Egito, município localizado no Sertão Pernambucano, a paróquia de São Judas Tadeu vai sediar celebrações em homenagem ao Santo de mesmo nome. Uma missa especial será realizada na noite desta quarta (28), presidida pelo Padre Wanderson Leite. 

Por conta da pandemia do novo coronavírus, apenas 75 pessoas podem participar da celebração. Por isso, devotos que quiserem assistir a cerimônia devem realizar inscrição prévia na secretaria paroquial, de forma presencial. O fiel deve comparecer ao encontro portando a máscara de proteção, e deve respeitar o distanciamento mínimo exigido, sem formar aglomerações. 

Oração das causas impossíveis

Quem não puder comparecer de forma presencial a nenhuma missa nesta quarta-feira, poderá realizar a Oração das Causas Impossíveis de São Judas Tadeu em casa. Veja a oração: 

"São Judas Tadeu, glorioso apóstolo, fiel servo e amigo de Jesus, o nome do traidor é causa de serdes esquecido por muitos, mas a Santa Igreja honra-vos e invoca-vos universalmente como padroeiro de casos desesperados, sem remédio. Intercedei por mim que sou tão miserável. Eu vo-lo rogo o privilégio particular que vos é concedido, a fim de trazer ajuda pronta e visível onde isso é quase impossível. Vinde valer-me nessa grande necessidade para que eu possa receber as consolações e socorros do Céu em todas as minhas aflições, necessidades e sofrimentos, particularmente (aqui dizer a graça que deseja obter…) e que possa bendizer a Deus convosco e todos os eleitos por toda a eternidade. Eu vos prometo, bem aventurado São Judas Tadeu, ter sempre presente esta grande graça e não cessar de honrar-vos como meu especial e poderoso padroeiro, e farei o quanto possa para espalhar a devoção para convosco. Amém."

Comentários

Últimas notícias