A poucas horas da votação que irá decidir o novo prefeito do Recife, as buscas pelo termo ‘pesquisa’ e ‘o que são votos válidos?’ estão em alta. Segundo dados do Trends, a procura por esses assuntos disparou no Google na última semana. A capital pernambucana foi a que mais buscou por ‘votos válidos’ durante o período.
Com uma eleição apertada segundo as últimas pesquisas eleitorais do Ibope e Datafolha, os recifenses buscam saber quais e quantos votos podem fazer diferença para eleger um ou outro candidato. Dados dos Trends mostram um salto de interesse pelo significado de "Voto nulo"- com +900% de procura nas últimas 24 horas - sobretudo no Amazonas e em Pernambuco, estados que buscaram 2x mais pelo assunto que a média do país entre ontem e hoje. Já o assunto ‘Voto em branco’ cresceu +850% nas últimas 24 horas e está em seu nível mais alto para uma eleição municipal desde 2004, início da série histórica do Google Trends.
O que é voto válido?
Nunca se buscou tanto por ‘votos válidos’ como nos últimos sete dias. O Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65) estabelece como válido todo voto dado de forma direta a um candidato ou partido. Desde 1998, após a Lei das Eleições (nº 9.504/97) entrar em vigor, os votos brancos não são considerados válidos na contagem.
Um voto é considerado nulo quando o eleitor, de livre vontade, decide não apoiar nenhum candidato digitando um número que não corresponde a um concorrente registrado na Justiça Eleitoral ou simplesmente deixando o espaço em branco. A urna eletrônica possui uma tecla específica para registrar o voto em branco. Esses votos são registrados apenas para fins de estatísticas e não são computados a favor de nenhum candidato ou partido.
O sistema que rege a eleição para prefeito é o majoritário, no qual o candidato que obtiver mais votos vence. O segundo turno só acontece no Recife porque a cidade tem mais de 200 mil eleitores. Como nenhum candidato conseguiu mais de 50% dos votos válidos, a disputa passa por uma nova rodada.
>> Datafolha divulga última pesquisa sobre a disputa entre João Campos e Marília Arraes no Recife
>> Ibope/JC/Rede Globo divulgam pesquisa final da disputa no Recife entre João Campos e Marília Arraes
João x Marília
Nas últimas 24 horas as buscas pelos nomes de João Campos e Marília Arraes ficaram ainda mais equilibradas no Recife. Enquanto o candidato psbista concentra 51% das buscas feitas pelos dois candidatos no segundo turno, a petista ficou com 49% das consultas. Vale lembrar que nas duas últimas semanas após o primeiro turno, entre os dias 15 e 21 de novembro, Marília estava com 60% do interesse contra 40% de João. Assim como a intenção de voto, as pesquisas por ambos os candidatos segue acirrada, diferentes de outras capitais.
>> Buscas no Google revelam estratégias de desinformação na reta final das Eleições Municipais do Recife
Confere.ai
Para checar textos e links que receber, utilize o Confere.ai. A ferramenta é a primeira plataforma de verificação automática de conteúdos do Nordeste. A ferramenta utiliza técnicas de inteligência artificial para detectar se uma notícia possui características de uma desinformação. Para utilizá-la, é simples: basta acessar ‘www.confere.ai’ e colar o link ou texto a ser checado. Você receberá como resposta o nível de desinformação presente no conteúdo checado, que pode ir de mínimo - selo para links ou textos com poucos indícios de serem enganosos - a crítico, para notícias com muitas características de desinformações.
Comentários