ELEIÇÕES 2020

Datafolha divulga última pesquisa sobre a disputa entre João Campos e Marília Arraes no Recife

Os Institutos Datafolha e Ibope divulgam neste sábado (28) novas pesquisas de intenções de voto numa das mais concorrida eleições da capital pernambucana.

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 28/11/2020 às 9:52 | Atualizado em 28/11/2020 às 18:26
Arte sobre fotos de Arnaldo Carvalho e Yacy Ribeiro/JC Imagem
No Recife, disputa entre João Campos e Marília Arraes será voto a voto - FOTO: Arte sobre fotos de Arnaldo Carvalho e Yacy Ribeiro/JC Imagem

Atualizada às 18h20 do dia 28 de novembro de 2020

Um dia antes do segundo turno das eleições municipais, pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (28) aponta empate no Recife entre João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT), ambos com 50% dos votos válidos (sem contar brancos, nulos e indecisos). O levantamento foi contratado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo.

>> Datafolha no Recife, votos válidos: João Campos, 50%; Marília Arraes, 50%

A pesquisa foi realizada de forma presencial, entre os dias 27 e 28 de novembro. Foram entrevistados 1.803 eleitores do Recife. A margem de erro máxima estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade. A pesquisa está registrada no TRE-PE com o número 08731/2020.

Em relação aos levantamentos anteriores do Datafolha, divulgados em 19 de novembro e em 26 de novembro João subiu de 45% para 48% e, agora, tem 50%. Por outro lado, Marília tinha 55%, desceu para 52% e, agora, tem 50%.

Esta foi a terceira e última rodada da pesquisa sobre a disputa dos candidatos a prefeito do Recife no segundo turno. A divulgação ocorre um dia antes dos recifenses irem às urnas neste domingo (29). Na reta final, a disputa está bem acirrada entre João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) e os especialistas arriscam dizer que o novo chefe do Executivo recifense será eleito por uma diferença pequena de votos.

>> Na reta final, veja a evolução dos números de João Campos e Marília Arraes no Ibope e Datafolha

IBOPE

Também neste sábado (28), será divulgada a terceira e última rodada da pesquisa Ibope contratada pelo Jornal do Commercio e Rede Globo no segundo turno desta eleição. A segunda rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo apontou João Campos com 43% das intenções de voto totais e Marília Arraes com 41%. O resultado também foi considerado empate técnico porque a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos.

No mesmo levantamento, os brancos e nulos somaram 18% e 4% não souberam ou não quiseram responder. O Instituto Ibope entrevistou 1001 eleitores entre os dias 23 e 25, quando foi divulgado o resultado da segunda rodada.

EVOLUÇÃO DOS NÚMEROS

Ao longo da corrida eleitoral, o instituto Ibope, contratado pelo Jornal do Commercio e Rede Globo, lançou pesquisas de intenção de voto distribuídas em sete rodadas, sendo duas feitas no segundo turno. Na véspera da eleição, neste sábado (28), o Ibope/JC/Rede Globo divulgará a terceira e última rodada de pesquisa de intenção.

Já o Instituto Datafolha, contratado pela Rede Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, divulga sua última rodada de pesquisas durante o segundo turno também neste sábado (28). O Datafolha, anteriormente, divulgou duas pesquisas nos dias 19 e 26 de novembro.

Para que o leitor acompanhe a evolução dos números nos levantamentos dos dois principais institutos do Brasil, o JC fez um resumo de todos que foram divulgadas no segundo turno das eleições no Recife até agora. Confira o que apontam as últimas pesquisas do Ibope e Datafolha para o segundo turno das eleições.

Ibope/JC/Rede Globo - Primeira rodada

Na primeira rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo do segundo turno, divulgada em 18 de novembro, a candidata Marília Arraes aparecia liderando numericamente as intenções de voto da disputa eleitoral. A petista apareceu à frente do seu adversário João Campos, com 45% das intenções de voto. O candidato socialista, por sua vez, teve 39%. Levando-se em consideração a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, os postulantes estavam tecnicamente empatados no limite da margem de erro.

A primeira rodada foi realizada de forma presencial entre os dias 16 e 18 de novembro de 2020. Foram entrevistados 1.001 votantes do Recife. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com o nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco sob o protocolo Nº PE 06514/2020.

Na primeira pesquisa, os votos brancos e nulos somavam 15%. Aqueles que não sabiam ou não responderam, 1%. Levando-se em conta apenas os votos válidos, a pesquisa Ibope/JC/Rede Globo também apontou Marília numericamente à frente. Sem contar com os votos brancos, nulos e os indecisos, a candidata petista tinha 53%. João Campos, 47%.

No cenário de votação espontânea, sem apresentação dos nomes dos candidatos, Marília Arraes continuou numericamente à frente, desta vez, com 41% das intenções de voto espontâneas. O candidato socialista teve 37%.

Ibope/JC/Rede Globo - Segunda rodada

Na segunda rodada de pesquisa do Ibope/JC/Rede Globo do segundo turno, os candidatos permaneceram em um empate técnico mas, diferente da primeira rodada, João apareceu liderando numericamente. Divulgada em 25 de novembro, a segunda pesquisa mostrou que João passou de 39% para 43% das intenções de voto e Marília Arraes foi de 45% para 41%. A diferença entre ambos foi de apenas dois pontos percentuais.

A pesquisa foi realizada de forma presencial entre os dias 23 e 25 de novembro de 2020. Foram entrevistados 1.001 votantes do Recife. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com o nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco sob o protocolo Nº PE04600/2020.

Os votos brancos e nulos, assim como na primeira rodada da pesquisa para o segundo turno, continuaram somando 15%. Os votantes que não sabiam ou preferiram não responder totalizaram 2%.

Na votação espontânea, quando não é informado o nome dos candidatos, João Campos teve 40%. Marília Arraes, 38%. Brancos e nulos nesse cenário somaram 18%. Não souberam ou não responderam, 4%. Excluindo-se os votos brancos e nulos, João Campos continuou numericamente à frente, com 51% dos votos válidos. Já a candidata do PT somou 49% dos votos válidos. Na primeira rodada da pesquisa, Marília estava numericamente à frente, com 53% dos votos válidos. João Campos aparecia com 47%.

Datafolha - Primeira rodada

Na primeira pesquisa do segundo turno do Datafolha, divulgada em 19 de novembro, a candidata Marília Arraes (PT) aparecia liderando a pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura do Recife, com 41%. João Campos aparecia com 34% das intenções de votos. Com margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, o levantamento foi feito com eleitores da capital entre os dias 17 e 18 de novembro.

Quando considerados os votos válidos, medida utilizada pela Justiça Eleitoral no momento da apuração, excluindo votos em branco, nulos e indecisos, a distância entre os prefeituráveis mudou. Marília Arraes apareceu com 55% dos votos. Já João Campos, 45%. Para vencer as eleições, o candidato necessita de 50% dos votos válidos mais um voto.

Para esta pesquisa, foram entrevistados 924 eleitores do Recife, entre 17 e 18 de novembro. A chance da pesquisa retratar a realidade, dentro da margem de erro, é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo PE-06761/2020.

Segunda rodada

Já na segunda rodada, divulgada em 26 de novembro, os candidatos a prefeito do Recife apareceram em um empate técnico. Considerando os votos totais, a petista marcou 43%, enquanto o socialista apareceu com 40% das intenções. Brancos e nulos somavam 13% e 4% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder.

Levando em conta os votos válidos, quando são excluídos os votos brancos, os nulos e os eleitores indecisos, Marília teve 52% e João, 48%.Para esta pesquisa, foram entrevistados 1.036 eleitores do Recife, entre 24 e 25 de novembro. A chance da pesquisa retratar a realidade, dentro da margem de erro, é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo PE-06935/2020.

Montagem sobre fotos de: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM e ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM
Candidatos à prefeitura do Recife - FOTO:Montagem sobre fotos de: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM e ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias